Fim dos problemas de matemática: Google tem app que resolve através de fotos

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Tempo de leitura: 1 min.

A Google tem um novo membro na sua equipa de aplicações de produtividade baseadas em Inteligência Artificial (IA): o Photomath. Esta app ajuda o utilizador a resolver facilmente problemas matemáticos, disponibilizando cada passo da resolução para uma melhor aprendizagem.

O Photomath junta-se a outros recursos de resolução matemática que o Google já oferecia, mas traz a conveniência da fotografia como vantagem. Para pedir ajuda à aplicação, basta tirar uma fotografia do problema matemático.

Como o Photomath funciona

Desenvolvido em 2014, o Photomath já acumulou mais de 100 milhões de downloads desde então, tendo conquistado 4,5 estrelas na Play Store e 4,7 estrelas na App Store. O Google adquiriu a aplicação em maio de 2022 e lança agora oficialmente sua versão ainda mais moderna com ferramentas de IA.

É tudo muito simples. O utilizador só precisa de tirar uma fotografia da equação. É até possível fazer upload de ficheiros com diferentes problemas matemáticos. A partir disso, o Photomath vai fornecer a resolução do problema, métodos de resolução e explicações passo a passo.

Os detalhes das etapas de resolução são um dos pontos mais fortes da aplicação e fazem com que ela se torne uma excelente ferramenta para estudantes e pais. Afinal, não é incomum confundir-se ao tentar explicar matemática aos filhos.

Photomath
Imagem: Divulgação / Photomath

Além disto tudo, o Photomath ainda funciona sem conexão de internet. Ou seja, para ajudar-te com cálculos, trigonometria e mais, a app não vai falhar em nenhuma situação.

Atualmente, o Photomath é gratuito, mas também disponibiliza uma assinatura “Photomath Plus”. Por US$ 9,99 por mês ou US$ 69,99 o ano inteiro, o utilizador tem acesso a extras como soluções de livros didáticos, tutoriais animados e explicações mais detalhadas.

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades do mundo.