Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Filmes e séries da Netflix terão novo "ingrediente" que vai irritar muitos

Num documento oficial emitido pela Netflix, a marca menciona a Inteligência Artificial como a próxima grande aposta.

Netflix

A Inteligência Artificial (IA) não para de crescer e os seus recursos têm ganho cada vez mais destaque em vários setores. Também na indústria cinematográfica, é expectável que a IA continue a crescer e, aparentemente, a Netflix está de acordo com isso.

Esta terça-feira, dia 21 de outubro, a empresa manifestou a sua intenção de apostar fortemente em IA, nos conteúdos que divulga. A Netflix enviou uma carta aos acionistas, onde fala sobre as receitas do 3º trimestre de 2025, mencionando ainda projetos de IA em que está a trabalhar (via Gadgets 360).

Na perspetiva de um dos CEOs da empresa, Ted Sarandos, a IA poderá ajudar a Netflix a contar histórias melhores e de uma maneira mais inovadora.

“Não estamos à procura de novidades só pela novidade”

No documento assinado por Sarandos, é referido ainda que a Netflix não está à procura de novidades, apenas pelo fator novidade. Ou seja, a introdução da IA serviria para melhorar os filmes e séries da Netflix, e não apenas para renovar a forma de contar histórias.

Para além da integração da IA nos filmes e séries, a Netflix também pretende que a plataforma tenha uma espécie de chatbot, que permita identificar qual o conteúdo que o utilizador quer, através da descrição.

Tomemos como exemplo a série “Rabo de Peixe”. Previsivelmente, se falasse com a IA da Netflix e dissesse “quero ver a série que fala sobre droga nos Açores”, o sistema iria encaminhar-me para “Rabo de Peixe”.

Para a Netflix, a IA podia ser um ótimo substituto do CGI (imagens geradas por computador). Através da IA, a Netflix explica que conseguiu rejuvenescer alguns personagens no filme “Happy Gilmore”, de Adam Sandler.

Através de IA, a plataforma de streaming também pretende testar e introduzir novos formatos de anúncios. Na prática, usar o algoritmo para identificar o tipo de publicidade mais indicada para cada utilizador. A ideia é implementar essa ideia já no trimestre que se segue.

Para muitos, a IA é vista como um substituto do ser humano. Por isso, é previsível que não agrade a todos saber que o filme que estão a ver é feito (também) por IA. De qualquer forma, se os resultados forem melhores e o produto final for superior, é possível que as queixas sejam quase mínimas.

Mini projetor 4KProjetor portátil 1080P
Mini projetor 4K Projetor portátil 1080P
49,99 €Amazon
-5%
Logo 4gnews
Estamos a recrutar! Editor e Reviewer de Produtos Tech
Candidata-te agora
Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.