Files do Google trabalha em medida de segurança que vais querer usar

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

A Google trabalha cada vez mais para tornar a app própria, Files do Google, no padrão no que diz respeito a gestão de ficheiros. E pelo menos nos Google Pixel, isso é algo que já se verifica.

Focada em adicionar mais segurança aos seus consumidores, na versão 1.0.315 da app, vai apostar naquilo a que chama de “Pasta Segura”. Esta vai permitir esconder e encriptar ficheiros com recurso a uma senha de quatro dígitos.

Esta funcionalidade foi descoberto pelo site 9to5Google no código da APK desta versão. E a forma de ativar a novidade parece estar à distância de apenas um botão nas “Coleções”.

Assim que carregas na “Pasta Segura”, é-te pedido para definires a senha de quatro dígitos. Além disso, é também reforçado pelo serviço que não vais poder abrir esta pasta sem recorrer ao PIN.

A partir daí, o caminho a seguir é que passas a poder mover os ficheiros para a pasta segura a partir do menu. Além disso, os ficheiros serão efetivamente encriptados, pelo que não será possível recuperá-los caso te esqueças do PIN.

É referido pela fonte que, caso desinstales a Files do Google, os ficheiros guardados nesta pasta não são apagados. Contudo, se voltares a instalar a app, não será possível ler os antigos conteúdos dessa pasta novamente.

Por enquanto esta funcionalidade não se encontra disponível para todos os utilizadores. Mas certamente vai fazer as delícias de todos aqueles que procuram mais segurança assim que ficar disponível.

Editores 4gnews recomendam:

  • Xiaomi lança a sua "maior" powerbank de sempre e tem um preço inacreditável!
  • Google Fotos vai adicionar uma das funcionalidades mais pedidas
  • Google Maps recebe integração que nunca mais te deixará aborrecido
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.