Bicicletas são um meio de transporte que sempre me apaixonou desde tenra idade. Sempre as vi como um meio de transporte viável, ainda para mais em tempos onde utilizar transportes movidos a combustível se torna incomportável para muitos.
Com a emancipação das bicicletas elétricas, foram muitas as alternativas a chegar ao mercado. Estas destacam-se por trazer uma assistência de pedalagem ao utilizador, principalmente importante em condições de piso mais adversas. E se há que destacar uma bicicleta elétrica perfeita para cidade, é incontornável falar da nova Fiido X.
Tive oportunidade de testar a mais recente versão desta bicicleta elétrica premiada nos IF Design Awards. E a verdade é que seria difícil não ficar rendido a este produto revolucionário. Neste artigo falo-te das potencialidades da versão renovada da Fiido X, e de como pode ser a companheira perfeita para as tuas deslocações em cidade, e não só.
Unboxing e primeiras impressões
Quando pensamos em fazer um unboxing a uma bicicleta, vem-nos à mente uma caixa gigante e um produto desmontado lá dentro que vai dar muito trabalho a montar. Mas não é assim que sucede com a Fiido X.
Como podes ver no vídeo abaixo, consegues fazer o unboxing e montagem da Fiido X em menos de 10 minutos. Esta vem praticamente com as peças todas montadas, sendo apenas preciso retirar plásticos de segurança e colocar os pedais. Caso seja do teu agradado, também podes usar os guarda-lamas incluídos na caixa.
Principais características da Fiido X
- Bateria de 417,6 Wh, DMEGc 18650
- Tempo de carregamento: 7 horas
- Mostrador LED com porta de carregamento USB
- Sensor de torque
- Velocidade máxima de 25 km/h
- Sistema de 7 velocidades Shimano
- Motor de 250 W
- Autonomia com assistência de até 130 km
- Travões hidráulicos
- Moldura em liga de magnésio
- Peso líquido de 19,8 kg
- Carga máxima de 120 kg
- Pneus de 20 polegadas
- Tamanho da bicicleta dobrada: 794 x 350 x803 mm
- Tamanho da bicicleta: 1490 x 587 x 1070 mm
Como é guiar a Fiido X
Se estás à procura de uma bicicleta para conduzir em cidade, a Fiido X é a companheira ideal. Conduzi-a primordialmente nestas condições, e é uma experiência da qual se desfruta bastante. E embora estejas sempre a pedalar para a assistência elétrica funcionar, o esforço é mínimo mesmo em subidas.
Posso dizer-te que graças a este sensor de torque embutido, temos uma aceleração suave e intuitiva. Desta forma, a energia é fornecida de acordo com a pressão exercida nos pedais, sendo bastante agradável.
Tens três modos de assistência elétrica. O primeiro é o chamado modo de cruzeiro, em que assistência é mínima. No segundo modo já começas a notar alguma força do motor. Mas é no terceiro modo que vais ver todo o potencial do motor de 250 W em ação.
Este pode chegar aos 25 km / h na Europa, que é o máximo permitido por lei. Como noutras bicicletas elétricas, existe a possibilidade de desbloquear esta velocidade e andar mais rápido. Mas isso não foi algo que fiz no teste, pois os 25 km / h foram suficientes para suprir as minhas necessidades.
Posso dizer-te que mesmo em subidas com alguma acentuação não senti quaisquer problemas. Esta revelou-se bastante responsiva e consegui subir sem esforço as subidas a que me propus sem esta se negar.
Um pormenor importante desta nova Fiido X é que pode ser usada num modo sem assistência elétrica. Isto é bom em zonas onde não sintas essa necessidade, e queiras poupar alguma bateria.
Ainda sobre a experiência de condução, podemos colocar o ecrã LED incluído no guiador. Neste vemos informação sobre o nível de bateria (medido de 1 a 5), distância percorrida durante esse passeio, nível de assistência e velocidade atual. Mesmo com sol a bater de frente, é um ecrã onde nunca tive problemas em ver a informação.
Neste ecrã tens dois botões. Num deles podes ligar ou desligar as luzes traseira e dianteira. No outro podes alterar o nível de assistência ou alternar entre quilómetros ou milhas. Ainda embutido por baixo deste ecrã está uma porta USB-A para carregares, por exemplo, o teu smartphone se assim for necessário.
Como é a autonomia da Fiido X
Para o tamanho e peso desta bicicleta, a autonomia da Fiido X é simplesmente fenomenal. Nesta versão europeia de 250 W, a marca afirma que pode chegar aos 130 km de autonomia, se usada no modo de velocidade de cruzeiro assistida. E posso dizer-te essas promessas não devem estar muito longe da verdade.
No terceiro modo de assistência, onde podes ir sempre perto dos 25 km/h consegui alcançar entre 75 a 85 km de autonomia numa única carga. O que considero excelente, mas que vai sempre depender do teu peso. No meu caso, são perto de 65 kg em cima da Fiido X.
Isto significa que se fazes uma viagem diária de 15 km até ao emprego, podes ter aqui uma bicicleta para uma semana de autonomia sem voltar à carga. Mas como é óbvio, isso depender do teu peso, das condições climatéricas e do piso e elevação do mesmo.
Por falar em bateria, esta está embutida no selim da Fiido X. Isto faz com que para muitas pessoas esta nem seja identificada como uma bicicleta elétrica. Podes carregá-la colocada na própria bicicleta.
Mas vamos imaginar que vives no 5.º andar e não a queres carregar até lá acima e fica na garagem. Podes retirá-la facilmente e levá-la contigo para carregar. De realçar que removê-la é processo simples e seguro. O tempo de carregamento cifra-se nas 7 horas.
O sistema de segurança da Fiido X
Esta mesma bateria encontra-se bloqueada através de um código, e ninguém vai poder retirar a bateria se não o souber. Vem com um código pré-definido de 6 dígitos, mas é bastante simples alterares para um a teu gosto.
Este sistema de código é o mesmo que tens de usar para ligar a Fiido X, não sendo assim necessária nenhuma chave para tal. E não me parecem haver dúvidas que é um processo mais seguro que a tradicional chave.
Graças a este sistema, torna-se inócuo roubarem a tua Fiido X. Vamos imaginar que a deixas estacionada num sítio público com cadeado, e este é destruído. Se o ladrão não souber o código, nunca poderá usar as potencialidades elétricas da Fiido X. E a bateria não poderá ser retirada, pois também é bloqueada por código.
Como é desdobrar e dobrar a Fiido X
Como já referi acima, a Fiido X é uma bicicleta dobrável. Isto acaba por corroborar o seu apetite para cidade. Ao dobrá-la fica simples levá-la contigo no elevador do prédio ou nos transportes públicos. Mas também se torna mais portátil para guardar em casa, ou mesmo para transportar na bagageira do teu automóvel do ponto A para o ponto B.
Como podes ver na fotografia abaixo, esta é dobrada a meio, com recurso a uma patilha e sistema de fecho da mesma. Em ambas as rodas tens uma peça magnética que vai fazer com que estas se possa acoplar. O guiador também pode ser dobrado para melhor arrumação, e o selim pode ser baixo à altura mínima neste caso.
O processo de dobragem ou desdobragem da Fiido X é simples e podes fazê-lo em segundos. Basta tocares na patilha, desbloquear o sistema de segurança e unir as duas rodas magneticamente. A seguir basta desprender a zona do guiador e baixar o selim para maior portabilidade.
Aspetos a ter em conta da Fiido X
O selim da Fiido X deve ser colocada à altura do teu quadril. Tendo em conta que essa é zona onde está colocada a bateria, não a deves colocar abaixo da zona indicada como “max”.
A Fiido X tem um sistema de 7 velocidades Shimano, que te vai auxiliar nos teus passeios em cidade. Este é bastante fluido e intuitivo, sendo também primordial caso queiras usar a Fiido X no novo modo PAS0 sem qualquer assistência.
Esta bicicleta elétrica conta com travões hidráulicos, que se mostram bastante responsivos e competentes. Posso dizer-te que mesmo a uma velocidade de 25 km/h, consegues travar facilmente num par de metros se assim for necessário.
Outros pergaminhos da Fiido X é que já tem iluminação embutida na traseira e frente. Esta pode ser facilmente ativada no ecrã LED no guiador, e mostra-se efetiva para que vejas e sejas visto em condições de pouca luminosidade.
O design da Fiido X
O design é sempre uma questão de gosto. Mas este é dos aspetos que mais me deixou rendido na Fiido X. Embora esta tenha um aspeto bastante discreto, não deixa de ter um ar futurista, que fez inclusivamente com que fosse premiada.
A sua estrutura de magnésio transmite robustez e e olha-se para todo o corpo e simplesmente “grita” cidade. Esta robustez é conseguida mesmo mantendo um peso atrativo de apenas 19,8 kg.
Outro pormenor é que, ao contrário de outras bicicletas elétricas, a Fiido conseguiu esconder muitos dos cabos neste modelo. Como podes notar nas fotografias, apenas os cabos necessários são visíveis. Como se costuma dizer, os olhos também comem.
Conclusão sobre a Fiido X
Desde o unboxing até à experiência de condução, autonomia e carregamento, nota-se que a Fiido X foi concebida com o maior rigor para ser a bicicleta elétrica perfeita para cidade. Via-me perfeitamente a usá-la diariamente nas deslocações para o trabalho, mesmo em zonas com inclinação mais moderada. A autonomia pode facilmente durar vários dias, dependendo da elevação e do peso do utilizador. O design é simplesmente apaixonante, e levá-la na bagageira, transportes públicos ou guardá-la é bastante simples. É o veículo ideal para largar o automóvel.
Leva nota de excelência 4gnews se queres uma bicicleta perfeita para cidade, que alia estilo, portabilidade e funcionalidade.
Como podes ter a Fiido X
A nova Fiido X chega à Europa por 1842 € no site oficial. No entanto, até ao final deste sábado (22 de outubro), decorre a fase de pré-venda onde a podes adquirir por apenas 1637 € e assim poupar mais de 200 € na sua compra. Este valor é válido para as versões de 250 W ou 350 W.
Inicialmente podes fazer um pagamento de depósito de 307 €, que te dará acesso a ganhar acessórios extra. Receberás uma confirmação em 24 horas, e estes ‘goodies’ serão obtidos após o dia 22 de outubro.
A marca realça que o envio das bicicletas elétricas é feito até 72 horas após ser feita a compra. Quanto aos acessórios extra que ganhares, serão enviados a partir de 30 de novembro de 2022.
É bom realçar que a Fiido X, ou qualquer outra bicicleta Fiido que te possa interessar, é enviada a partir de um armazém na Polónia. Além de portes grátis, não terás problemas com alfândega pois o envio é feito a partir da União Europeia. Além desta e de outras bicicletas para cidade, encontras no site bicicletas com pneu de montanha, bicicleta de carga e trotinetes elétricas.