FIFA quer milhares de milhões da EA Sports. Em causa está o nome FIFA

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

A EA Sports já confirmou que o próximo título da série FIFA pode ter um novo nome.

As negociações entre a produtora de jogos e a Federação de Futebol parecem ter chegado a um impasse gerado pelo pedido de 2,1 milhares de milhões.

FIFA 22 pode ter sido o último a incluir o nome da Federação Internacional de Futebol

Foi a própria EA Sports que confirmou a notícia de que o próximo título da sua série de futebol FIFA podia ter um novo nome. Numa publicação a celebrar os 9,1 milhões de jogadores, a produtora avançou que o nome FIFA podia cair.

A explicação para este facto foi dada por Cam Webber, gestor geral da EA Sports, que avançou que a produtora estava "a rever o contrato de direitos de nomes com a FIFA". Agora, parece que as negociações entre a produtora e a Federação Internacional de Futebol terão chegado a um impasse.

De acordo com o New York Times, a FIFA está a pedir perto de 2,5 mil milhões de dólares – cerca de 2,1 mil milhões de euros – para a EA Sports manter o nome FIFA no seu jogo. Trata-se do dobro do valor acordado anteriormente entre as duas partes.

O valor considerado demasiado avultado pela EA Sports levou a produtora a equacionar a alteração do nome de um dos seus títulos mais rentáveis. Para já, EA Sports FC parece ser o nome que irá ser adoptado, visto que a produtora já fez pedidos de patente no Reino Unido e União Europeia nesse sentido.

Por outro lado, segundo o New York Times a FIFA também pretende a exclusividade de licenciamento da EA Sports. Por outras palavras, quer também ter acesso a direitos referentes ao videojogo, para obter uma nova fonte de receitas.

E terão sido estas duas razões que levaram a que as já habituais negociações entre as duas marcas assumissem contornos inesperados para todos os fãs.

Uma alteração de nome num videojogo de futebol não é novidade. Recorde-se que a Konami recentemente deixou cair o nome Pro Evolution Soccer para adoptar a novíssima designação de eFootball. Será que EA EA Sports FC vai agradar aos milhões de jogadores do título?

Editores 4gnews recomendam:

  • FIFA 22 no Google Stadia Review: a nova geração, em qualquer lado
  • IKEA Gaming: coleção construída para jogar chegou a Portugal
  • GTA: The Trilogy - The Definitive Edition: possível preço e data de lançamento revelados
Mónica Marques
Mónica Marques
Como jornalista de tecnologia assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech ao longo de mais de 20 anos de carreira. monicamarques@4gnews.pt