FIFA 21 Ultimate Team: EA acusada de enganar os jogadores

Abílio Rodrigues
Comentar

O modelo de negócios da Electronic Arts no seu simulador de futebol FIFA 21 tem vindo a ser criticado por vários governos que olham para os packs do Ultimate Team como uma forma de jogos de azar.

Para além das entidades governamentais, também os jogadores começam agora a dar voz à sua desconfiança em relação às práticas da editora. Uma teoria recente de um vasto grupo de fãs sugere que a EA tem andado a piorar as cartas de jogadores do UT em segredo de forma a incentivar a compra de packs a troco de dinheiro real.

Modo Ultimate Team de FIFA 21 pode estar viciado

FIFA 21: Desafios de Construção de Equipas

Não faltam relatos na internet acerca da qualidade de determinados jogadores que parecem autênticas pérolas no jogo mas que passadas algumas semanas começam a ter um desempenho bem abaixo do que é habitual.

Segundo esta teoria, a Electronic Arts estará a piorar as características dos jogadores nos bastidores com o objetivo de forçar um meta-jogo que obrigue os utilizadores a comprar cartas promocionais e a participar em Desafios de Construção de Equipas.

Os fãs de FIFA 21 têm recorrido ao Reddit para partilhar as suas histórias de jogadores fantásticos que, de uma hora para a outra, começam a mostrar sinais de retrocesso estatístico.

O facto das notas de patch do jogo nada mencionarem acerca de ajustes a determinados futebolistas precipita a crença de que estamos perante uma estratégia para potenciar a venda de packs.

EA é conhecida pela agressividade das microtransações

Olhando para o passado da EA e a forma agressiva como colocam os bens virtuais no centro das suas experiências, não seria de estranhar que recorressem a artifícios deste género para exponenciar as receitas.

Todavia, é também possível que estas mudanças no comportamento dos jogadores possa estar relacionada com fatores externos. Por exemplo, o tempo de reação de um futebolista pode ser prejudicado por uma ligação instável à internet ou até por um jogo menos bom por parte do utilizador.

FIFA 21 sofre também constantes picos de dificuldade, pelo que os jogos mais complicados podem levar muitos a pensar que a culpa do seu mau desempenho seja das características dos jogadores e não da sua própria habilidade.

Editores 4gnews recomendam:

Abílio Rodrigues
Abílio Rodrigues
Apaixonado por tecnologia desde que montou o seu primeiro computador, continua em fase lua-de-mel com tudo o que envolva um processador e permita umas sessões videolúdicas.