FIFA 21 Ultimate Team: EA acusada de enganar os jogadores

Abílio Rodrigues
Abílio Rodrigues
Tempo de leitura: 2 min.

O modelo de negócios da Electronic Arts no seu simulador de futebol FIFA 21 tem vindo a ser criticado por vários governos que olham para os packs do Ultimate Team como uma forma de jogos de azar.

Para além das entidades governamentais, também os jogadores começam agora a dar voz à sua desconfiança em relação às práticas da editora. Uma teoria recente de um vasto grupo de fãs sugere que a EA tem andado a piorar as cartas de jogadores do UT em segredo de forma a incentivar a compra de packs a troco de dinheiro real.

Modo Ultimate Team de FIFA 21 pode estar viciado

Não faltam relatos na internet acerca da qualidade de determinados jogadores que parecem autênticas pérolas no jogo mas que passadas algumas semanas começam a ter um desempenho bem abaixo do que é habitual.

Segundo esta teoria, a Electronic Arts estará a piorar as características dos jogadores nos bastidores com o objetivo de forçar um meta-jogo que obrigue os utilizadores a comprar cartas promocionais e a participar em Desafios de Construção de Equipas.

Os fãs de FIFA 21 têm recorrido ao Reddit para partilhar as suas histórias de jogadores fantásticos que, de uma hora para a outra, começam a mostrar sinais de retrocesso estatístico.

O facto das notas de patch do jogo nada mencionarem acerca de ajustes a determinados futebolistas precipita a crença de que estamos perante uma estratégia para potenciar a venda de packs.

EA é conhecida pela agressividade das microtransações

Olhando para o passado da EA e a forma agressiva como colocam os bens virtuais no centro das suas experiências, não seria de estranhar que recorressem a artifícios deste género para exponenciar as receitas.

Todavia, é também possível que estas mudanças no comportamento dos jogadores possa estar relacionada com fatores externos. Por exemplo, o tempo de reação de um futebolista pode ser prejudicado por uma ligação instável à internet ou até por um jogo menos bom por parte do utilizador.

FIFA 21 sofre também constantes picos de dificuldade, pelo que os jogos mais complicados podem levar muitos a pensar que a culpa do seu mau desempenho seja das características dos jogadores e não da sua própria habilidade.

Editores 4gnews recomendam:

  • PS5: há nova esperança para quem quer personalizar a consola!
  • Cyberpunk 2077 pode receber novidade que vais adorar nas próximas atualizações
  • Monitor gaming da Asus é perfeito para jogar a 4K com HDR
Abílio Rodrigues
Abílio Rodrigues
Apaixonado por tecnologia desde que montou o seu primeiro computador, continua em fase lua-de-mel com tudo o que envolva um processador e permita umas sessões videolúdicas.