FIFA 19 ou PES 2019? A vossa escolha não deixou dúvidas!

Vitor Urbano
FIFA 19 PES 2019 Konami EA 4gnews sondagem
FIFA 19 é o jogo mais desejado pela família 4gnews. PES 2019 fica para segundo plano...

Com as suas datas de lançamento a aproximarem-se a passos largos, a "velha guerra" voltou a reacender. A batalha entre o FIFA e o PES já decorre há muitos anos e pode até ser comparada a outros debates, tal como "Ronaldo vs Messi" ou "Android vs iOS".

Tal como em todos os debates deste género, a resposta final é muito simples, tudo depende do teu gosto pessoal. No entanto, vocês votaram no vosso favorito e o resultado não poderia ter sido mais claro. Com 64,9% dos votos, o FIFA 19 é o jogo de futebol favorito dos leitores da 4gnews!

Vê ainda: Google Play Store: 10 jogos Grátis Android que tens de conhecer e instalar

Já existe mais de uma década de história entre os dois jogos, mas pelo menos durante os últimos 10 anos, o FIFA conseguiu sempre sair por cima do PES (Pro Evolution Soccer). Grande parte desse domínio deveu-se ao seu histórico portefólio de licenças, que passa por jogadores, clubes, estádios e competições.

Para os fanáticos do futebol, muitas vezes a escolha não é feita apenas no gameplay, mas sim em toda a experiência como um todo. Não há margem para dúvida que o FIFA é dos dois, aquele que oferece uma experiência mais real e completa.

A escolha da família 4gnews foi bem clara, FIFA 19 vai dominar o PES 2019

A EA conseguiu durante os últimos 10 anos (pelo menos) manter uma quase exclusiva lista de licenças que lhe permite oferecer aos seus jogadores uma experiência extremamente realista, independentemente do modo de jogo predileto.

Muitos jogadores poderão argumentar que preferem o estilo de gameplay do PES 2019. Mas uma coisa é certa, hoje em dia ambos os jogos conseguem oferecer uma experiência bastante próxima da realidade.

FIFA 19 vs PES 2019 4gnews

Assim sendo, torna-se ainda mais importante a capacidade de o FIFA 19 conseguir disponibilizar nomes, equipamentos, competições e estádios oficiais. Especialmente num ano em que a Konami perdeu algumas das poucas licenças que possuía. Por outro lado, o FIFA conseguiu finalmente a licença da Liga dos Campeões.

Na minha opinião, o PES 2019 não tem nenhum tipo de hipótese de competir com o novo FIFA 19. Especialmente na Xbox One, uma vez que os utilizadores não têm sequer a possibilidade de aplicar os populares ficheiros de personalização do PES.

A minha pré-reserva do FIFA 19 já está feita! A partir do dia 22 de setembro, o mais difícil vai ser conseguir colocar o comando de lado e não me perder completamente dentro do modo Ultimate Team.

Editores 4gnews recomendam:

Sondagem: É o carregamento sem fios ‘obrigatório’ num topo de gama?

Os smartphones em 2019 serão bem mais inteligentes!

Shenmue I&II — Sabe tudo sobre a pré-reserva e data de lançamento

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.