A construtora italiana anunciou recentemente os seus planos para o alargamento da sua frota de veículos elétricos. Isso acontecerá com o lançamento do novo Fiat Panda EV, um carro totalmente elétrico.
O principal compromisso da marca com este veículo é fazer dele o elétrico mais barato de todo o mercado automóvel. Uma promessa que agrada aos interessados em migrar para a mobilidade elétrica, mas será que a Fiat cumprirá a promessa?
Fiat Panda EV pretende ser o próximo elétrico para as massas
Democratizar a mobilidade elétrica parece ser o grande objetivo das construtoras de automóveis. Estes veículos ainda estão fora do alcance de alguns compradores, mas é graças a marcas como a Fiat que esse paradigma começará a mudar.
O lançamento do Fiat Panda EV está programado para a primavera e o seu objetivo primordial é ser o mais acessível do género. Para isso, a marca italiana terá de roubar o estatuto ao Dacia Spring elétrico que começa abaixo dos 14 mil euros.
Segundo o CEO da Fiat, Oliver Francois, será este o veículo que irá "despertar o gigante adormecido". Declarações proferidas ao AutoExpress UK e criam algum entusiasmo em torno desta versão elétrica do Fiat Panda.
Fiat Panda elétrico será altamente personalizável
Não será apenas no preço que o Fiat Panda EV vai destacar-se. O veículo será desenvolvido com base no conceito Fiat Centoventi que a marca italiana deu a conhecer em 2019 e que lhe valeu vários prémios.
A versão de comercialização deste veículo estará disponível em apenas uma cor para reduzir ao máximo os custos de produção do carro. Para colmatar esse cenário, a marca apostará num programa de personalização onde o condutor poderá aplicar extras coloridos ao tejadilho, para-choques e às rodas.
No interior existirá também uma abordagem semelhante, com destaque para a ausência do tradicional sistema de navegação e entretenimento. Ao invés, o condutor poderá acoplar o seu smartphone ou tablet num local próprio.
Deste modo, deixará de estar preso a um sistema proprietário da marca. O poder de decisão sobre a plataforma que pretende usar será do condutor e poderá alterá-lo sempre que o desejar.
Aguardamos agora por mais informações sobre o novo Fiat Panda EV. As promessas são animadoras, mas resta saber se a marca italiana conseguirá mesmo cumprir com as suas intenções.
Editores 4gnews recomendam: