Fenómeno do “toque fantasma” afeta alguns dos novos Apple Watch

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Tempo de leitura: 2 min.

Alguns utilizadores dos recentes Apple Watch Series 9 e Apple Watch Ultra 2 parecem estar a experienciar um fenómeno de “toque fantasma” nos seus dispositivos - os smartwatch estão a ativar funcionalidades sem interação do utilizador. De acordo com uma nova informação, a Apple já está ciente e a investigar a situação.

Apple orienta a não trocar ou tentar reparar Apple Watch

Apple watch

De acordo com a página MacRumors, a empresa partilhou um memorando interno com os provedores de serviços autorizados da Apple esta semana. A mensagem informava que a Apple está ciente sobre o problema e alertava para que os utilizadores não corram para trocar seus smartwatches.

Stella Fudge, proprietária da comunidade do Discord Apple Payroll Squad, partilhou a mensagem abaixo na rede social X:

If you are experiencing false touch type symptoms on your Apple Watch Series 9 or Ultra 2, Apple is currently aware of this issue and is investigating. We've been told not to replace the watch for this issue but instead to tell you to wait for a software update to address it soon

— Stella - Fudge (@StellaFudge) 10 de fevereiro de 2024

"Se estiveres a ter sintomas de toque falso no teu Apple Watch Series 9 ou Ultra 2, a Apple está ciente desse problema e está a investigar. Fomos informados para não substituir o relógio por causa desse problema, mas sim para te pedir que aguardes uma atualização de software para resolver isso em breve."

Os toques "fantasmas" podem fazer com que os dois modelos citados de Apple Watches ativem funcionalidades sozinhos, sem qualquer interação do utilizador, como iniciar uma chamada telefónica involuntariamente ou até impedir que o utilizador insira uma senha.

A Apple, entretanto, parece estar confiante de que o comportamento errático dos dispositivos pode ser solucionado em breve com uma atualização do software watchOS.

Que fazer até ao lançamento da atualização?

De acordo com as informações, as instruções da Apple para os seus técnicos é para que não tentem reparar os modelos afetados durante a investigação. Os técnicos foram instruídos apenas a pedir para que os utilizadores reinicializem o Apple Watch.

Para isso, é necessário que o utilizador mantenha pressionadas ao mesmo tempo a Coroa Digital e o botão lateral do seu Apple Watch por pelo menos 10 segundos. Mas não há informações que indiquem que o procedimento solucione o problema.

Os modelos Apple Watch Series 9 e Apple Watch Ultra 2 foram lançados em setembro de 2023. Até ao momento, a Apple não deu uma declaração oficial sobre o problema ou uma previsão de data para solucioná-lo.

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades do mundo.