Nos últimos tempos, a Inteligência Artificial (IA) tem sido alvo de grande destaque na indústria tecnológica. Entre as várias funcionalidades que a IA faculta, parece que uma delas é resumir PDFs nos programas da Adobe.
Na prática, isto significa que deixarás de precisar de perder tanto tempo com leituras que não queres fazer. Através dos recursos da Google, o Adobe Acrobat está prestes a ser o teu “melhor amigo” de leitura.
A Google anunciou recente que mais marcas terão recursos semelhantes
Segundo a Android Authority, este recurso será alimentado pelas capacidades do Gemini Nano: o chatbot de IA da Google. Recorde-se que o Gemini também contempla as versões Pro e Ultra. Das três, o Nano é a menos evoluída.
Ainda assim, permite algumas funcionalidades que podem ser bastante úteis ao utilizador. É certo que não tem um assistente de IA com capacidade de falar contigo de forma detalhada, mas consegue perfeitamente fazer resumos de texto.
Na verdade, não é só a Adobe que está desperta para as potencialidades do Gemini Nano. Também a Samsung já incorpora os recursos do Nano, por exemplo, em algumas ferramentas do Galaxy AI.
Ao que tudo indica, não é só a Adobe que está prestes a receber os atributos do Nano. No mais recente evento da Google, a marca referiu que também plataformas como Patreon ou Grammarly vão receber estes recursos de IA.
Quanto ao Patreon e Grammarly, ainda não se sabe de que forma é que estes vão funcionar. Contudo, se costumas utilizar os programas da Adobe, a boa notícia é que já dá para ter uma ideia de como vai funcionar.
O Adobe Acrobat deverá conseguir resumir dezenas de páginas
De acordo com a Android Authority, o Adobe Acrobat não só pode resumir documentos como permite questões aos utilizadores. Imagina que o resumo não clarifica alguma questão que tu gostavas de ver clarificada.
Podes simplesmente perguntar à IA e, em princípio, terás uma resposta que vá ao encontro do que procuras. Num vídeo feito pela Google, foi dado um exemplo com base num PDF chamado “The Rise of Pickleball”.
Supostamente, apareceu um botão chamado “AI Assistant” e, imediatamente em baixo, algumas questões automáticas que o utilizador pode clicar, se assim entender.
Ao que tudo indica, esta função de resumos com IA consegue aguentar documentos extensos. Segundo a mesma fonte, o exemplo dado pela Google teria cerca de 20 páginas em PDF.
De qualquer forma, ainda é cedo para tirar conclusões definitivas sobre o recurso que está prestes a chegar. Posto isto, resta esperar para saber futuras novidades.