O Facebook planeia implementar várias medidas para proteger crianças contra possíveis predadores sexuais. De acordo com o Financial Times, uma dessas medidas é encriptar as mensagens em todas as plataformas da empresa (Facebook, Facebook Messenger, WhatsApp e Instagram).
A responsável de segurança da empresa, Antigone Davis, confirmou que a empresa irá avançar com os planos de encriptação, para desgosto de algumas autoridades americanas. O Departamento de Justiça dos EUA, por exemplo, chegou a solicitar que o Facebook não avançasse com a encriptação, argumentando que isso dificulta possíveis investigações.
Davis deu bastante ênfase à prevenção de interações perigosas entre predadores e potenciais vítimas. "Quando o conteúdo nocivo é encontrado, o mal já está feito. O nosso objetivo é prevenir que as ligações perigosas sejam sequer feitas" afirma a responsável de segurança.
Encriptação de mensagens não é a única medida
Além da encriptação de mensagens, o Facebook pode utilizar outras formas para prevenir contacto de crianças com predadores. Uma delas é verificar contas que façam pedidos de amizade ou conversa a perfis de menores sem qualquer ligação em comum.
O Facebook também poderia também analisar e detetar conversas entre perfis com grandes diferenças de idade. Isto seria mais útil no Messenger e no Instagram, as plataformas de conversação mais utilizadas por jovens, ao contrário do WhatsApp, que tende a ter uma base de utilizador mais madura.
Antigone Davis afirma que a empresa está a tentar melhorar a ferramenta de denúncia de comportamentos inapropriados nas redes sociais. Esta melhoria passa por expandir as opções de denúncia e torná-las mais acessíveis na interface das redes sociais.
Editores 4gnews recomendam:
- Google reconhece que reconhecimento facial do Pixel 4 poderia ser mais seguro
- Samsung Galaxy S10: falha de segurança deixa qualquer pessoa desbloquear o smartphone!
- Trabalhadores chineses confiam mais em robôs do que colegas humanos, revela estudo