O projeto de criptomoeda Libra do Facebook tem estado em "águas de bacalhau", não tendo ainda sido lançado oficialmente. De acordo com o The Information, o projeto vai mudar ligeiramente, passando a suportar não só criptomoedas mas também moedas convencionais como o dólar americano e o Euro.
Assim sendo, a Libra poderá vir a ser apenas um serviço de pagamentos digitais do Facebook, compatível com todas as moedas e não só a Libra. Mesmo assim, a empresa parece não ter desistido de lançar a criptomoeda, com a Calibra, a "carteira" virtual, onde os utilizadores podem guardar as moedas.
O The Information avançou ainda que o plano do Facebook é permitir a qualquer pessoa com telemóvel adquirir e guardar a criptomoeda Libra, podendo posteriormente fazer pagamentos por todo o mundo com a mesma.
O desenvolvimento da Libra tem sido atribulado
Poucos meses depois de o Facebook ter anunciado o projeto Libra, a empresa foi processada pela Current, um banco start-up. A Current alegou que o logotipo da Libra é extremamente parecido com o do banco. Sejamos sinceros, de facto parece uma cópia descarada.
Além disso, várias empresas que apoiaram a Libra no início como eBay, Paypal, Visa e Mastercard retiraram o seu apoio ao projeto, danificando bastante a estabilidade da criptomoeda. Alegadamente, as empresas mencionadas ficaram com receio das acusações de práticas anticoncorrência, apontadas a Mark Zuckerberg.
Assim sendo, para evitar quaisquer "salpicos" de controvérsia, as empresas decidiram "saltar do barco". É importante salientar que o Facebook está constantemente envolvido em polémicas, relacionadas com a forma como partilham dados dos utilizadores, ou falta de transparência dessa mesma utilização.
Editores 4gnews recomendam:
- WhatsApp para Android e iOS recebe o tão aguardado Dark Mode
- Android 11 vai integrar alertas de carregamento sem fios. Entende como
- Facebook Messenger no iOS vai ter o dobro da velocidade! Entende