comscore comscore
Home Notícias

Facebook e Twitter eliminam centenas de contas falsas

As redes sociais podem ser utilizadas de forma positiva e negativa. Uma das ocorrências mais comuns são as contas falsas, utilizadas para vários propósitos.

O Twitter e Facebook anunciaram na quinta feira passada a eliminação de centenas de contas ligadas a campanhas de desinformação.

Facebook LOL memes

Adicionalmente essas contas estão aparentemente ligadas com países como a Rússia, Irão e Venezuela, de acordo com o Gizmodo.

Centenas de contas falsas apagadas de forma a manter a segurança online

Nathaniel Gleicher é o chefe do Departamento de Segurança Online no Facebook. O mesmo afirma que as contas falsas foram detectadas através de vários factores.

Em primeiro lugar Gleicher afirma que os proprietários das contas colocavam fotos genéricas de pessoas locais, partilhando notícias sobre eventos actuais. A maioria das notícias eram relatórios alterados sobre os conflitos Israel-Palestina, mencionando o papel dos Estados Unidos, Arábia Saudita e Rússia.

Em segundo lugar foram também eliminados cerca de 82 grupos de desinformação de origem iraniana. Contudo, haviam ainda anónimos a posarem como cidadão do Reino Unido e Estados Unidos, partilhando conteúdo politicamente tendencioso.

Twitter também andou a fazer uma limpeza

A rede social recebe bastante conteúdo político através dos seus tweets. A mesma também teve que tomar acção contra contas fraudulentas eliminando cerca de 2600. Mais de 400 contas ligadas à Rússia foram apagadas e cerca de 1200 relacionadas com a Venezuela.

Nesse sentido o chefe da Integridade no Site, Yoel Roth, comentou sobre o assunto na passa quinta-feira. O mesmo afirma que isto pode ser uma táctica de influência política para o utilizador comum.

Em conclusão, estes são todos esforços para manter as redes sociais livres de “propaganda” política. Com tantos interesses de tantos governos, este tipo de limpeza são necessários, ainda que por vezes possam ser afectados perfis genuínos.

Editores 4gnews recomendam: 

Netflix é mais utilizado que TV por cabo ou satélite

Apple puxa o tapete à Google ao bloquear aplicações internas

OnePlus aproveita o seu grande sucesso para gozar com a Apple

Entusiasta de tecnologia, jogos, filmes, música, de tudo um pouco. Podem também seguir-me no meu canal Batatek!