Facebook esteve em baixo e o Telegram foi o grande beneficiado

Bruno Coelho

Não se falou de outra coisa no Twitter no dia de ontem. Facebook, Instagram, Messenger e WhatsApp estiveram em baixo durante o final de tarde e noite. Com os serviços do Facebook em dificuldade, a plataforma de messaging Telegram arrecadou 3 milhões de novos utilizadores.

“Eu vejo 3 milhões de novos utilizadores a chegarem ao Telegram nas últimas 24 horas”, são palavra de Pavel Durov. O fundador do serviço usou o canal do Telegram para comunicar a boa nova. Obviamente tal não acontece ao acaso.

Telegram Facebook Messenger WhatsApp Instagram

Com o Facebook e restante família em baixo, os utilizadores acabaram por migrar para um serviço semelhante. “Nós fornecemos verdadeira privacidade e espaço ilimitado para todos”, continuou Durov no seu comunicado. Com os rivais em baixo, acaba por ser normal que um pico de novos utilizadores aconteça.

Problemas do Facebook foram comunicados através... do Twitter

No momento de escrita deste artigo os problemas parecem ultrapassados. Contudo, este foi realmente um momento mau para a 'família' Facebook. A ideia de ataque DDoS foi posta de parte pela empresa de Zuckerberg que, ironicamente, comunicou a instabilidade do seu serviço no Twitter.

We’re aware that some people are currently having trouble accessing the Facebook family of apps. We’re working to resolve the issue as soon as possible.

— Facebook (@facebook) 13 de março de 2019

Quanto ao Telegram, anunciou há um ano ter ultrapassado os 200 milhões de utilizadores mensais. Além disso, o serviço tem restrições em países como Rússia ou China. Já que recusou pedidos dos governos para fornecer chaves de encriptação e informação dos utilizadores.

Além de os próprios serviços do Facebook terem estado em baixo, utilizadores do Spotify e Tinder sentiram dificuldades em ligar-se às suas contas com o login da empresa de Zuckerberg. Ou seja, até empresas 'sem qualquer ligação' ao Facebook, acabaram por sofrer com a situação. E o Telegram riu-se.

Editores 4gnews recomendam:

Via

Bruno Coelho
Bruno Coelho
O Nokia 3650 foi o primeiro grande mergulho no mundo tecnológico. Se o Ultimate Team é o seu atual saco de boxe, o Macbook Pro é o melhor amigo. Escrever sobre tecnologia é o processo natural na vida de alguém que come especificações ao pequeno-almoço.