Facebook pede password do email a alguns novos utilizadores

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

O Facebook continua a surpreender. Depois de admitir que guardou de forma insegura milhões de passwords de utilizadores, avançou recentemente como uma nova medida. O Facebook está a pedir que alguns utilizadores utilizem a palavra-passe da sua conta de email, como forma de admissão nesta rede social.

O processo é bastante simples. Os utilizadores estão literalmente a ser interrompidos por este estranho pedido. É-lhes requisitado que forneçam a password da conta de email com que se inscreveram na rede social. “Para continuar a usar o Facebook, precisas de confirmar o teu email”, começa por pedir a mensagem.

De forma a fazer as coisas de forma automática, o utilizador é de seguida incitado a fornecer a palavra-passe do seu email. “Isto vai além do assustador”, disse o consultor de segurança Jake Williams ao site Daily Beast. Obviamente, este tipo de ação por parte do Facebook é francamente condenável.

Facebook já anunciou que iria acabar com esta prática

“Se é isto que é pedido para se entrar no Facebook, o melhor mesmo é não estar lá”, concluiu Jake Williams. Depois de a história ter sido publicada pelo site Daily Beast, o Facebook enviou um email ao site, dizendo que não estava a guardar as passwords. Contudo, anunciou que iria acabar com a prática.

“Nós entendemos que a opção de verificação de password não é a melhor prática, por isso vamos acabar com ela”, garantiu a rede social. Resta saber até que ponto o Facebook vai mesmo cumprir com tal afirmação. Esta rede social faz lembrar as crianças que estão sempre a fazer a mesma asneira, mesmo depois de serem advertidas várias vezes.

São inúmeros os exemplos que mostram que o Facebook está longe de ser uma empresa em que devemos acreditar no que toca a privacidade. Aliás, o próprio Mark Zuckerberg admitiu recentemente que a reputação da empresa, em termos de privacidade, não é a melhor. E este tipo de medidas só pioram as coisas.

Editores 4gnews recomendam:

  • Xiaomi garante que anúncios intrusivos vão ser removidos da MIUI
  • Google Duplex deixa de ser exclusivo dos Google Pixel
  • Finalmente vais poder dizer não aos grupos indesejados no WhatsApp

Fonte

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.