Facebook pede password do email a alguns novos utilizadores

Bruno Coelho

O Facebook continua a surpreender. Depois de admitir que guardou de forma insegura milhões de passwords de utilizadores, avançou recentemente como uma nova medida. O Facebook está a pedir que alguns utilizadores utilizem a palavra-passe da sua conta de email, como forma de admissão nesta rede social.

O processo é bastante simples. Os utilizadores estão literalmente a ser interrompidos por este estranho pedido. É-lhes requisitado que forneçam a password da conta de email com que se inscreveram na rede social. “Para continuar a usar o Facebook, precisas de confirmar o teu email”, começa por pedir a mensagem.

mark zuckerberg

De forma a fazer as coisas de forma automática, o utilizador é de seguida incitado a fornecer a palavra-passe do seu email. “Isto vai além do assustador”, disse o consultor de segurança Jake Williams ao site Daily Beast. Obviamente, este tipo de ação por parte do Facebook é francamente condenável.

Facebook já anunciou que iria acabar com esta prática

“Se é isto que é pedido para se entrar no Facebook, o melhor mesmo é não estar lá”, concluiu Jake Williams. Depois de a história ter sido publicada pelo site Daily Beast, o Facebook enviou um email ao site, dizendo que não estava a guardar as passwords. Contudo, anunciou que iria acabar com a prática.

facebook email password pedido

“Nós entendemos que a opção de verificação de password não é a melhor prática, por isso vamos acabar com ela”, garantiu a rede social. Resta saber até que ponto o Facebook vai mesmo cumprir com tal afirmação. Esta rede social faz lembrar as crianças que estão sempre a fazer a mesma asneira, mesmo depois de serem advertidas várias vezes.

São inúmeros os exemplos que mostram que o Facebook está longe de ser uma empresa em que devemos acreditar no que toca a privacidade. Aliás, o próprio Mark Zuckerberg admitiu recentemente que a reputação da empresa, em termos de privacidade, não é a melhor. E este tipo de medidas só pioram as coisas.

Editores 4gnews recomendam:

Via | Fonte

Bruno Coelho
Bruno Coelho
O Nokia 3650 foi o primeiro grande mergulho no mundo tecnológico. Se o Ultimate Team é o seu atual saco de boxe, o Macbook Pro é o melhor amigo. Escrever sobre tecnologia é o processo natural na vida de alguém que come especificações ao pequeno-almoço.