Facebook Messenger recebe as melhores funções do WhatsApp

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

O grupo Meta (ex-Facebook) anunciou um rol de melhorias e novidades a chegar ao seu serviço de mensagens instantâneas e demais comunicações, o Facebook Messenger, aqui incluindo a encriptação de ponta a ponta que assegura as comunicações no WhatsApp.

A lista completa de alterações é mais abrangente, porém, e acreditamos que no decurso dos próximos dias comecem a notar (e a ver) as alterações aplicadas à plataforma. Note-se, contudo, que esta é uma distribuição gradual e faseada, pelo que nem todas as alterações deverão chegar em simultâneo a todos os utilizadores.

Encriptação de ponta a ponta vem reforçar a segurança no Facebook Messenger

Facebook Messenger
Imagens divulgadas pelo grupo Meta alusivas às novidades do Facebook Messenger.

Assim que a atualização chegar aos nossos dispositivos, a partir de então, todas as nossas mensagens privadas estão criptografadas, e apenas o utilizador (remetente) e o destinatário podem ler essas mesmas mensagens.

Ou seja, isto representa um bom avanço na direção certa. Isto porque a maioria das plataformas concorrentes (apps de mensagens), não apenas os voltados para a privacidade, já oferece criptografia de ponta a ponta. Por outras palavras, temos agora um igualar de condições com as outras soluções.

Em segundo lugar, a par do reforço da segurança das comunicações, temos também dois novos modos de mensagem. Tal como no WhatsApp, teremos também as Mensagens Temporárias (que desaparecem após algum tempo), além da possibilidade de Editar Mensagens no Facebook Messenger.

Alterações a chegar às versões do Messenger para Android e iOS

Facebook Messenger
Imagens divulgadas pelo grupo Meta alusivas às novidades do Facebook Messenger.

O rol de novidades a chegar também o Facebook Messenger inclui ocultar o recibo de leitura para que as demais pessoas não vejam quando o utilizador leu a mensagem delas. Mais ainda, temos também algumas melhorias na mensagem de voz.

Por exemplo, podemos ouvir as mensagens de áudio a 1,5x ou 2x a velocidade. Aliás, poderemos continuar a ouvir mensagens a partir de onde paramos da última vez.

Note-se ainda que há uma opção para a edição de mensagens, no entanto - só é possível fazê-lo com mensagens enviadas nos últimos 15 minutos. O objetivo imediato é a correção de potenciais erros cometidos na escrita.

Por fim, o grupo Meta está também a cogitar e a testar uma nova opção de envio de imagens e vídeos em HD através do Facebook Messenger. Será, para todos os efeitos, um reforço geral da segurança, versatilidade e qualidade no serviço prestado, tal como afirma a própria empresa.

Numa última nota, resta-nos agora aguardar pela distribuição global e faseada das melhorias através das atualizações na Google Play Store (Android) e App Store (iOS).

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.