Facebook introduz função de segurança mais pedida no WhatsApp

Rui Bacelar
Comentar

O grupo Facebook fez saber que a tão esperada encriptação de ponta a ponta para os backups do WhatsApp estão finalmente implementados na app de mensagens. Isto aplica-se aos utilizadores da aplicação para Android e iOS com efeito imediato.

Até ao momento este nível de proteção criptográfica abrangia todas as mensagens trocadas no WhatsApp como, por exemplo, as conversas individuais, chamadas, bem como os chats em grupos de WhatsApp. Agora, a mesma proteção contempla as gravações de conversas, os backups de segurança feitos de modo automático e / ou pela mão do utilizador.

Encriptação de ponta a ponta também nos backups do WhatsApp

End-to-End Encrypted Backups on WhatsApp https://t.co/xeazB64637

— Facebook Newsroom (@fbnewsroom) 14 de outubro de 2021

A medida foi comunicada pelo próprio Mark Zuckerberg através do seu perfil de Facebook, bem como pela via institucional através do Facebook Newsroom. Aí, com efeito, veríamos a explicação detalhada desta que era a grande função de segurança em falta.

Trata-se, portanto, de uma maior camada de proteção que contempla agora os dados guardados na cloud em cópias de segurança. A novidade está já em distribuição sem que os utilizadores se tenham que preocupar com alguma atualização manual.

Não obstante, o Facebook fez questão de explicitar o caráter gradual e faseado desta nova atualização. Ainda que o utilizador não tenha que fazer nada a não ser aguardar, a distribuição global pode demorar algumas semanas até abranger todo o globo.

É um importante reforço da segurança para o WhatsApp

Facebook WhatsApp
A notícia foi avançada primeiramente pelo canal Newsroom do grupo Facebook.

Atualmente as cópias de segurança ou backups do WhatsApp estão presentes na Google Drive, ou iCloud. Assim, com a nova atualização, estarão protegidas por uma chave criptográfica de 64 dígitos (automático) ou por uma palavra-passe (a definir).

Tal como podemos atestar na publicação disponível no Newsroom, nem o WhatsApp, nem o serviço onde estão alojadas as cópias de segurança (Google Drive ou iCloud) terão acesso aos conteúdos lá guardados. Assim, tal acesso só é permitido mediante o fornecimento da chave de acesso para desbloqueio.

Em síntese, os utilizadores têm agora pleno controlo sobre as cópias de segurança do WhatsApp independentemente da sua localização online.

Teoricamente isto significa que ninguém poderá aceder os conteúdos dessas cópias de segurança. Isto a menos que tenham a chave criptográfica de 64 dígitos, ou a palavra-passe definida pelo utilizador.

Ativa a criptografia de ponta a ponta nos backups de WhatsApp

  1. Abre o WhatsApp e acede ao menu das Definições
  2. Acede a Conversas (Chats) - Cópia de segurança das conversas - Cópia de segurança encriptadada ponto a ponto
  3. Clica em Ativar e segue as instruções apresentadas no ecrã.
  4. Termina ao clicar em Concluído.

Por fim, caso pretendas desativar esta função bastará seguir os passos acima indicados com as devidas especificidades, percorrendo os mesmos menus.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.