O problema é generalizado às várias redes sociais. Tal como no Facebook ou no Twitter, também no Instagram vemos uma proliferação das denominadas fake news. Contudo, o Instagram pretende mudar as coisas o mais rápido possível.
A medida arranca ainda esta semana. Fact checkers (verificadores de factos) do Facebook começam a trabalhar também no Instagram. Ainda assim, publicações que se verifiquem ser fake news, não serão removidas. Apenas será reduzida a sua distribuição.
Publicações com desinformação não são apagadas, mas deixam de ter destaque
Segundo disse uma fonte ao site Poynter, a ideia é a mesma que no Facebook. As publicações que se verifiquem ser falsas, não serão apagadas. No entanto, estas não aparecerão no ‘Explorar’ nem nas pesquisas por hashtag. Ou seja, corta-se-lhes a torneira do destaque.
Desde as últimas eleições nos Estados Unidos, que estas questões são levadas cada vez mais a sério. Se uma imagem falsa é encontrada no Facebook, o algoritmo vai também tentar encontra-la no Instagram.
Nem todas as falsas publicações estão em ambas as redes. Ou seja, uma imagem pode estar no Instagram e não no Facebook. Pelo que as publicações do Instagram serão a partir de agora diretamente tratadas pelos denominados verificadores de dados do Facebook.
Como escreve o Poynter, uma das ideias do Instagram é alertar os utilizadores que procuram por falsa informações através de pop-ups. Contudo, rotular as fotografias que se verificaram fake news como tal pode tornar-se uma medida mais efetiva.
Editores 4gnews recomendam:
- Twitter já te deixa tornar os retweets bem mais interessantes!
- Novos Samsung Galaxy Buds poderão vir a ter bateria removível
- Especificações do Pixel 3a reveladas na eminência da sua apresentação