Já não é a primeira vez que falamos de “notícias falsas” ou (fake news) à volta da internet e principalmente do Facebook. Aquando as eleições que elegeram Donald J. Trump como próximo presidente dos Estados Unidos, as notícias falsas foram um ponto quente. Vários artigos foram partilhados com notícias sem qualquer cabimento, como por exemplo, um indicando que Trump estaria a ser apoiado pelo Papa na corrida da presidência dos EUA

Vê ainda: Xiaomi Mi 6 poderá ser apresentado apenas em abril devido ao Snapdragon 835

   

O Facebook veio a público dizer que embora reconheça que esse é um problema, não é responsável por tais artigos, sendo que desta forma, não deveria ter a obrigação de o corrigir.

Apesar de conseguir ver e perceber a lógica dos argumentos de Mark Zuckerberg e companhia, temos de perceber que o Facebook é também uma “media company” o que lhes dá a responsabilidade de identificar quais as notícias verdadeiras das falsas.

Hoje o Facebook provou um pouco do veneno ao dar a possibilidades aos utilizadores para se “marcarem seguros” numa explosão em Bangkok, explosão esta que nunca existiu.

Bem… Teoricamente esta explosão existiu em 2015, só que um site de notícias falsas noticiou que tal se tinha passado hoje, o que levou outros grandes sites média irem atrás da notícia, dando início ao algoritmo do Facebook que automaticamente posta esta característica da rede social.

A “marcação como seguro” só teve no ar uma hora até que o Facebook se apercebesse que se tratava de informações falsas, porém, este tipo de situações só nos leva a crer que algo deve ser feito para não voltar a acontecer.

Não percas: Samsung Galaxy Note 7 também será desativado na Coreia

Numa altura que a globalização já não é um mito, temos de arcar com as consequências de tal, e por isso digo sempre para as pessoas não acreditarem em tudo o que se lê na internet.

Como sempre indico aos nossos leitores, exijam aos sites que vocês seguem que lhes apresente a “fonte” e a “via” dos artigos publicados. As informações não caem no céu e podemos até assumir que andamos bem informados, mas tudo não passar de mais notícias falsas.

Talvez queiras ver:

Xiaomi: Rumores apontam para novo Redmi Note 4X

Cubot V2 Review: São os melhores 16€ que podes dar por uma smartband

Último Beta para os Galaxy S7 traz novidade no ecrã de bloqueio

ViaThe Verge
Fonte@SaksithCNA
Fundador do projeto 4gnews, sempre olhei para a tecnologia como um pedaço de nós. Desde cedo ligado ao mundo tecnológico, este é literalmente o meu trabalho de sonho. Amante de vinho e apaixonado pelo meu Vit. Guimarães, acredito ainda que todas as nossas acções são o gatilho para o nosso futuro.