Facebook e Instagram lançam medidas drásticas para combater fake news sobre Covid-19

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 1 min.

O Facebook anunciou recentemente que irá apertar mais ainda o controle sobre publicações feitas relacionadas com Covid-19, tendo especial atenção a informação sobre as vacinas. A informação foi avançada em entrevista dada ao The Guardian, numa altura em que o Reino Unido se prepara para começar a disponibilizar as primeiras vacinas.

As novas medidas serão aplicadas tanto a comentários feitos no Facebook como no Instagram, reforçando uma política de comentários que já resultou na remoção de mais de 12 milhões de publicações desde março deste ano.

Basicamente, sempre que uma publicação refere informação relacionada com Covid-19 e as vacinas, será analisada por especialistas da área da saúde e, caso sejam confirmadas como falsas, acabaram por ser removidas.

Vacinas da Covid-19 vão resultar em tsunami de fake news no Facebook e Instagram

Tudo indica que a disponibilização das vacinas da Covid-19 em vários países levará a uma nova vaga de fake news, que poderão colocar em causa a sua aceitação e administração à população. Por isso, é extremamente importante que plataformas sociais de grande influência como o Facebook e Instagram tomem uma posição pró-ativa para evitar a propagação destas notícias.

De acordo com o Facebook, vão ter especial atenção a conteúdos de informação que abordem assuntos como a segurança, eficácia, ingredientes ou efeitos secundários das vacinas.

Durante a pandemia de Covid-19 foram muitas as teorias da conspiração criadas por diversos grupos e, certamente que as mesmas voltaram a ganhar força com a chegada das vacinas.

Para bem de todos, as medidas aplicadas agora pelo Facebook no que respeita às fake news relacionadas com Covid-19 são bem mais agressivas. Habitualmente, as redes sociais marcam informação que potencialmente poderá ser "errada", removendo-a dos seus logaritmos de sugestão. Mas, desta feita, o conteúdo será eliminado permanentemente do Facebook e Instagram, evitando qualquer tipo de propagação.

Editores 4gnews recomendam:

  • Instagram com novidade que pode revolucionar os diretos
  • Spotify revela os artistas mais populares de 2020! Conhece todos os 'vencedores'
  • Dá nova vida ao teu WhatsApp com os novos wallpapers oficiais!
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.