A Comissão Federal de Comércio (FTC) dos Estados Unidos condenou o Facebook a pagar uma multa recorde de 5 mil milhões de dólares (cerca de 4,4 mil milhões de euros). Esta sanção surge como causa das sucessivas violações de privacidade dos utilizadores da rede social.
A notícia foi avançada pelo The Wall Street Journal, que cita fontes anónimas sobre os resultados da votação. Segundo a publicação, a medida foi aprovada com três votos dos membros do partido republicano, contra dois votos dos nomeados pelo partido democrata.
Facebook já estava preparado para uma multa destes valores
Caso estes números se confirmem oficialmente, vão ao encontro das estimativas divulgadas em abril nos resultados trimestrais do Facebook. À data, a empresa de Mark Zuckerberg admitiu que estava preparada para receber uma multa de entre 3 mil a 5 mil milhões de dólares da FTC.
Devemos ter em conta que estes números significam que esta é a maior multa já aplicada a uma empresa tecnológica por um organismo regulador. No entanto, tanto a FTC como o Facebook ainda não vieram a público fazer qualquer comentário, confirmando ou desmentindo a notícia.
Cambridge Analytica desencadeou a investigação
Tudo começou em março de 2018, quando foi revelada uma informação de que a Cambridge Analytica teria usado uma aplicação para recolher dados de 87 milhões de utilizadores do Facebook. Estes dados foram recolhidos sem qualquer consentimento, e alegadamente vendidos à campanha do atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Agora que a votação foi concluída, o The Wall Street Journal escreve que o assunto foi transferido para o Departamento de Justiça, que tomará a decisão final. Ainda que normalmente este organismo não modifique sanções da FTC. A partir de agora o Facebook terá de informar a FTC de cada decisão que tome em relação aos dados dos utilizadores.
A imposição da FTC é de que haja uma admissão de culpa. Tal significa que Mark Zuckerberg e os dirigentes máximos do Facebook terão de vir a público admitir que falharam na proteção de dados privados dos utilizadores da rede social.
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