O sucesso do Clubhouse foi tanto que nenhuma rede social quer ficar de fora do fenómeno das salas de conversação. A mais recente alternativa chega pela mão do Facebook, designada como Live Audio Rooms.
Estas são as salas de conversação desenvolvidas a pensar nos milhões de utilizadores da rede social detida por Mark Zukerberg. Depois do Instagram, também o Facebook quer colocar os seus utilizadores a conversar.
Live Audio Rooms são as salas de conversação do Facebook
A chegada das Live Audio Rooms foi dada hoje a conhecer pela rede social. Esta é a ramificação mais notória os esforços do Facebook para uma experiência social onde a voz é o fator primário.
Estas salas de conversação estarão disponíveis nas plataformas Android e iOS, sem necessidade de convite. Para já, estão disponíveis apenas nos Estados Unidos da América, com a promessa de que mais mercado serão contemplados brevemente.
O Facebook coloca um ênfase especial nesta nova vertente da sua interação social. É logo no topo do seu feed que os utilizadores terão conhecimento da chegada desta funcionalidade, havendo também um destaque especial nos grupos.
Apesar do destaque dado às Live Audio Rooms, a rede social tem uma abordagem mais cautelosa que as suas concorrentes. Além de limitar, para já, os mercados contemplados, limita também os utilizadores que poderão iniciar uma sala de conversação.
Apenas figuras públicas acreditadas e criadores com "boa posição" estarão habilitados a iniciar uma sala de conversação. Talvez seja a forma encontrada pela rede social para evitar o disseminar de notícias falsas na sua plataforma.
Stars é a moeda virtual criada a pensar nas Live Audio Rooms
O Facebook decidiu ainda criar uma moeda virtual a pensar nas suas Live Audio Rooms. Chama-se Stars e foi concebida a pensar unicamente no suporte aos criadores de conteúdos das suas salas de conversação.
Os utilizadores da rede social poderão adquirir Stars trocando dinheiro real por elas. Posteriormente, poderão enviar essa moeda virtual para o seu criador de conteúdo preferido.
Os patrocinadores terão um destaque especial nas Live Audio Rooms, com aquilo a que o Facebook chamou de "Primeira Fila". Aí, serão destacadas as pessoas que suportaram monetariamente aquela sala, para que o seu criador e ouvintes os fiquem a conhecer.
Facebook recebe Podcasts
Além das salas de conversação, o Facebook lança uma secção dedicada a Podcasts. Isto permitirá aos utilizadores ouvir os seus podcasts enquanto fazem outras tarefas.
O conteúdo será reproduzido através de um mini-reprodutor que funcionará enquanto vês o teu feed de notícias ou com o ecrã do smartphone desligado. Está prometido um catálogo variado de conteúdos aos quais poderás reagir, comentar ou até partilhar com amigos.
Este verão, o Facebook promete ainda a adição de novas funcionalidades para os Podcasts. Está programado o suporte para legendas ou criação de pequenos clips dos teus podcasts preferidos para partilhar com os teus amigos.
Tal como sucede com as Live Audio Rooms, os Podcasts estão em fase de disponibilidade limitada. Esperamos que em breve mais mercados e utilizadores tenham acesso a estas novidades.
Editores 4gnews recomendam:
- Spotify Greenroom: eis o que podemos fazer nesta alternativa ao Clubhouse e Twitter Spaces
- Facebook identifica deepfakes e indica a sua origem graças à Inteligência Artificial
- WhatsApp: suporte para vários dispositivos terá uma grande limitação