Facebook ataca Apple em defesa dos pequenos negócios

Abílio Rodrigues
Abílio Rodrigues
Tempo de leitura: 1 min.

As alterações às definições de privacidade do iOS levadas a cabo pela Apple têm sido amplamente criticadas por várias companhias da indústria tecnológica, e o Facebook decidiu recorrer a uma forma criativa de atacar a marca de Cupertino.

Os responsáveis pela rede social escolheram agora publicar anúncios em jornais para bater o pé à tecnológica, procurando aquecer ainda mais um debate que tem vindo a ser alimentado nos últimos meses através de diversos comunicados.

As críticas do Facebook à Apple

Segundo a empresa de Mark Zuckerberg, os limites impostos à recolha de dados e publicidade direcionada são prejudiciais para os pequenos negócios que usam a plataforma como fonte de rendimentos.

O Facebook afirma estar a "enfrentar a Apple em nome de todos os pequenos negócios," acusando a empresa de Tim Cook de os estrangular, ao limitar a forma como os anúncios personalizados são distribuídos.

A rede social avança mesmo que esta limitação, segundo dados internos, vai reduzir as vendas em 60%, e que no caso das empresas de menor dimensão isso se vai traduzir em pedidos de insolvência e aumento do número de desempregados.

Apple defende-se e alega defesa do consumidor

A Apple tem respondido às críticas alegando que estas medidas são implementadas com a defesa do consumidor em mente, chegando mesmo a colocar o dedo na ferida e a acusar o Facebook de não ter qualquer tipo de consideração pela privacidade dos seus utilizadores.

De Apple Park chegam acusações de violação dos direitos do consumidor, com referência ao facto do Facebook recolher todos os dados que consegue nas suas mais variadas plataformas, de forma a ganhar dinheiro com essa informação.

Certo é que o Facebook está constantemente envolvido em polémicas relacionadas com a forma como trata os dados dos utilizadores, mas este debate em particular promete aquecer nos próximos meses, à medida que as novas diretrizes da Apple entrarem em vigor.

Editores 4gnews recomendam:

  • Apple: AirPods Pro Lite sem ANC chegam em 2021 com preço surpreendente!
  • Facebook pode ser obrigado a vender o Instagram e WhatsApp
  • Como ativar o Modo Escuro no Facebook para Android e iOS
Abílio Rodrigues
Abílio Rodrigues
Apaixonado por tecnologia desde que montou o seu primeiro computador, continua em fase lua-de-mel com tudo o que envolva um processador e permita umas sessões videolúdicas.