Facebook acaba com a app Onavo VPN de uma vez por todas

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

O Facebook tem se encontrado cada vez mais envolvido em polémicas de privacidade. Quase todos os meses surgem novas situações dos comportamentos "suspeitos" rede social.

Nesse sentido, o Facebook decidiu retirar da Google Play Store a aplicação Onavo VPN. Esta app foi comprada pela rede social em 2013 por cerca de 200 milhões de dólares.

As VPN são redes privadas que ajudam os utilizadores a manter a privacidade dos seus dados em redes de Wi-Fi públicas, por exemplo. Contudo, tudo indica que o contrário podia acontecer.

A app Onavo VPN já tinha sido removida da Apple App Store

Em primeiro lugar, tudo isto começou há umas semanas com a aplicação "Facebook Research". Esta é uma app que coleccionava todo o tipo de dados de utilização. Escusado será dizer que a Apple baniu a aplicação por não estar de acordo com as suas políticas.

Em segundo lugar, parece que essa app era baseada na Onavo VPN. Portanto, o Facebook aproveitou a onda para retirar a aplicação e evitar mais problemas, aparentemente.

Na descrição da aplicação tínhamos "adicione uma camada extra de segurança e encriptação de dados na utilização de redes públicas". Contudo, no final constava a frase "poderão ser recolhidos dados do tráfego para melhorar o funcionamento do Onavo e outros produtos do Facebook."

Contudo, temos de ser realistas. Qualquer aplicação recolhe dados do utilizador. A questão aqui é o contexto. A rede social está a exibir demasiados comportamentos suspeitos para quem diz prezar a privacidade.

A verdade é que no Facebook, nós somos o produto. Mas expandir esse conceito para outras aplicações poderá não ser a atitude mais correcta. Seja como for diz adeus ao Onavo VPN nas lojas de aplicação Google e Apple.

Editores 4gnews recomendam:

Há 11 aplicações que estão a enviar os teus dados ao Facebook!

Youtube está a prevenir canais anti-vacinação de correr anúncios

iPhones vão ficar um passo atrás dos smartphones Android no 5G

António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.