O Facebook tem se encontrado cada vez mais envolvido em polémicas de privacidade. Quase todos os meses surgem novas situações dos comportamentos "suspeitos" rede social.
Nesse sentido, o Facebook decidiu retirar da Google Play Store a aplicação Onavo VPN. Esta app foi comprada pela rede social em 2013 por cerca de 200 milhões de dólares.
As VPN são redes privadas que ajudam os utilizadores a manter a privacidade dos seus dados em redes de Wi-Fi públicas, por exemplo. Contudo, tudo indica que o contrário podia acontecer.
A app Onavo VPN já tinha sido removida da Apple App Store
Em primeiro lugar, tudo isto começou há umas semanas com a aplicação "Facebook Research". Esta é uma app que coleccionava todo o tipo de dados de utilização. Escusado será dizer que a Apple baniu a aplicação por não estar de acordo com as suas políticas.
Em segundo lugar, parece que essa app era baseada na Onavo VPN. Portanto, o Facebook aproveitou a onda para retirar a aplicação e evitar mais problemas, aparentemente.
Na descrição da aplicação tínhamos "adicione uma camada extra de segurança e encriptação de dados na utilização de redes públicas". Contudo, no final constava a frase "poderão ser recolhidos dados do tráfego para melhorar o funcionamento do Onavo e outros produtos do Facebook."
Contudo, temos de ser realistas. Qualquer aplicação recolhe dados do utilizador. A questão aqui é o contexto. A rede social está a exibir demasiados comportamentos suspeitos para quem diz prezar a privacidade.
A verdade é que no Facebook, nós somos o produto. Mas expandir esse conceito para outras aplicações poderá não ser a atitude mais correcta. Seja como for diz adeus ao Onavo VPN nas lojas de aplicação Google e Apple.
Editores 4gnews recomendam: