Investigadores da empresa chinesa Tencent descobriram uma forma de enganar o Face ID nos iPhones. O método envolve colocar óculos com fita cola por cima para simular os olhos do utilizador, desbloqueando assim o iPhone.
É óbvio que esta é uma forma nada prática de desbloquear o iPhone de alguém. A pessoa possivelmente teria que estar a dormir para que esta tentativa resultasse numa situação real. Apesar de não ser nada prático, isso não impediu a Tencent de publicar o 'feito'.
Como é que este hack funciona
Apesar de ser um método ridículo, a investigação da Tencent revelou como realmente funciona a detecção biométrica da Apple. O que acontece aparentemente é que, em utilizadores com óculos, é feito um mapeamento 2D nos olhos em vez de 3D.
Assim sendo, ao colocar óculos com fita cola nas lentes e um buraco nas mesmas, a presença dos olhos é simulada e detetada com sucesso pelo Face ID, assim desbloqueando o iPhone.
É claro que estes métodos provavelmente nunca serão utilizados por pessoas mal intencionadas mas não deixa de ser interessante saber as lacunas nestes métodos de segurança.
Em 2013, o Touch ID foi rapidamente hackeado
Uma situação caricata aconteceu em 2013, o ano de lançamento da tecnologia Touch ID. Em menos de 24 horas, um investigador de segurança conseguiu enganar o detetor de impressões digitais através de uma fotografia em alta resolução de um dedo do proprietário do iPhone.
Editores 4gnews recomendam:
- Apple paga 1 milhão de dólares a quem descobrir vulnerabilidades nos iPhones
- Xiaomi Mi 9S 5G: novo smartphone a caminho com novidades interessantes!
- Publicidades no teu Google Discovery? Não és o único!