A nova tecnologia Face ID é uma das principais bandeiras do novo Apple iPhone X. Com a drástica redução das margens deste novo smartphone a Apple viu-se obrigada a criar uma solução para substituir o seu Touch ID. O substituo eleito pela empresa americana residiu numa nova tecnologia de reconhecimento facial.
Vê ainda: Samsung poderá lançar novo smartphone com Infinity Display de 5 polegadas
Antecipando o facto de que muitos poderiam duvidar da segurança inerente a este tipo de tecnologia, a Apple fez saber, no momento da apresentação do iPhone X, que o Face ID seria uma tecnologia bastante segura. Nas palavras da empresa de Cupertino, a possibilidade de alguém que não fosse o detentor deste equipamento o pudesse desbloquear é de um para um milhão.
Este não é o primeiro relato de como o Face ID do Apple iPhone X pode ser contornado
Infelizmente para a empresa, agora que o seu mais irreverente smartphone chegou ao mercado, começam a surgir relatos sobre formas para contornar o Face ID. Existe já um relato de dois irmãos que conseguiram enganar este sistema de reconhecimento facial.
Agora, temos a demonstração de como uma simples máscara é capaz de enganar o Face ID presente no novo Apple iPhone X. O vídeo que deixarei no final do presente artigo demonstra como uma empresa de segurança vietnamita, chamada Bkav, conseguiu alcançar este feito.
A máscara criada para este feito custou $150 dólares para ser construída. A mesma foi construída com diferentes tipos de materiais, como por exemplo silicone para o nariz, ao passo que outras áreas foram construídas com recurso à impressão 3D.
Dado os resultados deste teste, Ngo Tuan Anh, vice-presidente da Bkav, afirmou que o Face ID não é tão seguro quanto o Touch ID. Para ele, o sensor de impressões digitais continua a ser a forma mais segura para proteger toda a informação que temos nos nossos smartphones.
Como referido anteriormente, são já vários os relatos de casos em que foi possivel contornar a segurança oferecida pelo Face ID. Até ao momento ainda não obtivemos qualquer esclarecimento por parte da Apple relativamente ao assunto.
Outros assuntos relevantes: