A chinesa CALB, uma das maiores construtoras de baterias de iões de lítio mundiais, já traçou objetivos para instalar a sua primeira fábrica de produção em Portugal. O seu plano é que esta infraestrutura esteja operacional em 2028.
A empresa chinesa releva que a fase de construção desta fábrica de última geração irá iniciar-se ainda este ano. Aquele que é considerado um dos maiores investimentos estrangeiros feitos em Portugal será oficializado na próxima segunda-feira, dia 24 de fevereiro.
CALB vai investir cerca de 2 mil milhões de euros no litoral alentejano
Tal como refere o ECO, o investimento da CALB nesta fábrica localizada em Sines irá ascender aos 2 mil milhões de euros. Irá criar 1800 postos de trabalho diretos e, quando atingir a sua capacidade total, representar cerca de 4% do PIB nacional.

Para se ter uma perspetiva do impacto deste investimento, prevê-se que a sua participação para o PIB seja superior à da Autoeuropa. Espera-se, portanto, que seja um dos principais motores da economia portuguesa nos próximos anos.
Os responsáveis pela empresa chinesa preveem que esta fábrica de baterias consiga uma produção de 15 Gwh de armazenamento de energia na sua capacidade máxima de produção. Ainda assim, eles têm planos ainda mais ambiciosos.
É esperado que daqui a três anos, esta fábrica de baterias de iões de lítio possa alcançar uma produção de 45 Gwh. Poderá haver ainda uma terceira fase de expansão, onde ambicionam igualar a produção da fábrica da Tesla na Europa.
Esta notícia é o culminar dos contactos encetados entre Portugal e a China nos últimos três anos. Para a CALB, isto representa um "compromisso com a inovação e liderança tecnológica" e o reforço da "responsabilidade no caminho da segurança energética, do crescimento económico e do desenvolvimento sustentável".
Liu Jingyu, CEO da CALB, explicou recentemente ao Expresso a razão para a escolha de Sines para instalar a sua fábrica. Ela destaca as vantagens logísticas que esta localização oferece, sobretudo pela proximidade com um porto de águas profundas e uma sólida linha ferroviária.