Fã dos Google Pixel? Há uma grande novidade que pode estar a caminho

Luís Guedes
Luís Guedes
Tempo de leitura: 2 min.

O lançamento do Google Pixel 8 está a alguns meses de acontecer e há algumas novidades acerca dos planos da Google. Ao que tudo indica, é possível que o ChromeOS vá funcionar com os telemóveis Pixel no futuro.

Recorde-se que esta ideia foi sugerida, numa fase inicial, na conferência I/O 2024. No entanto, parece que não era só uma sugestão, mas sim um objetivo. Pelo menos, é isso que mostram os últimos relatórios de Mishaal Rahman, expert em Android.

Para que o ChromeOS funcione em Pixel, está a ser concebida a app "Ferrochrome"

Na pesquisa intensiva de Rahman, este terá descoberto que a Google quer fazê-lo através de uma nova app chamada “Ferrochrome”. Ainda está em desenvolvimento, mas deverá servir para tornar os processos mais simples nos Pixel.

Google is testing a 1-click solution to run Chrome OS in a virtual machine on Pixel devices.They're making a new app called "Ferrochrome launcher" that automatically downloads, configures, and launches an ARM64 build of Chromium OS using the VM launcher app. Currently, you… https://t.co/ce2gjI6gku pic.twitter.com/mQn5KCEGR7

— Mishaal Rahman (@MishaalRahman) 17 de junho de 2024

Como refere Rahman, trata-se de “uma solução de 1 clique para executar o Chrome OS numa máquina virtual”. De acordo com a Phone Arena, a ideia inicial passaria por fazer a configuração de uma forma manual.

No entanto, seria de prever que tudo se tornasse mais simples num futuro próximo. Efetivamente, esta possibilidade da Google se associar ao ChromeOS tem o potencial de tornar a experiência do utilizador muito melhor e mais personalizada.

Não há previsão de quando chegará o ChromeOS aos Pixel

Google Pixel
Imagem Ilustrativa (via Google)

Ainda assim, nesta fase não se sabem informações que permitam fazer uma estimativa de tempo. Nem há dados de cronograma nem se sabe para que dispositivos em concreto é que este novo sistema operativo iria funcionar.

Seria sempre interessante ver de que forma é que esta mistura entre o ChromeOS e o Android iria acontecer. Um utilizador satisfeito com Android nunca quereria uma versão pior, por isso é intrigante saber como ia ser feita esta adaptação.

Nos comentários à publicação de Rahman, alguns utilizadores mostraram a sua abertura a esta introdução. Um deles escreve: “espero mesmo que isto chegue ao público, salvava a vida em termos de produtividade”.

Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.