Evento Apple: A Coragem de não mudar e a Teimosia de Tim Cook

Rui Bacelar
Rui Bacelar
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O evento de apresentação da Apple já passou e o mundo já ficou a conhecer o novo Apple iPhone 7 Plus parecem excelentes dispositivos, fantásticos aliás mas o mesmo podia ser dito sobre os seus antecessores. O novo processador e a nova câmara certamente farão a diferença mas o desempenho e a câmara dos iPhone's sempre foi excelente. Certo? Portanto nada muda, nem sequer a bateria cuja capacidade não foi mencionada e cuja autonomia foi apenas "tocada" de leve, muito ao de leve...mais 1 hora aqui, mais 2 horas acolá, enfim...nada em concreto e isto inquietou-me.

Volto a frisar, não houve nada necessariamente mau neste evento Apple mas, logo que acabou, fiquei com a sensação de que também não houve nada fantástico. E não, não estou a falar dos preços mirabolantes. Refiro-me sim, às melhorias ou upgrades que nos foram apresentadas e se afastarmos o fascínio e o factor "WOW" que nos foi incutido desde o primeiro minuto com o "Carpool Karaoke", as melhorias e novidades são perfeitamente tangenciais e sem nada de extraordinário.

Melhorias previsíveis, novidades com pouco de "novo" e nada que não existisse previamente na concorrência, desde a resistência à água às câmaras duplas, o factor "WOW" foi brilhantemente orquestrado mas assentou na típica fórmula da Apple em que cada parâmetro abordado era enfeitado com um adjectivo "fantástico", "brilhante", "o mais poderoso que já fizemos", "o mais potente em qualquer dispositivo Apple"- Estranho era, se o novo gadget não fosse mais potente que o seu antecessor!

Pessoalmente, o que mais me surpreendeu foram as poderosas parcerias apresentadas neste evento Apple. Desde logo, a Nintendo e a Apple, unidas pelo Mario Run que será lançado, (em primeiro lugar mas não em exclusivo) no sistema operativo da Apple mas...se virmos bem, aquilo não passa de um "Flappy Bird" com uma personagem icónica em vez de um pássaro tosco. Poderoso Marketing é certo mas pouco empolgante per se. Isto é, será um sucesso pelo poder associado ao Super Mario mas enquanto jogo duvido que te mantenha entretido mais do que uma semana.

Depois do Mario Run tivemos uma série de anúncios neste evento Apple que caracterizo como over-hyped, isto é, novidades cuidadosamente apresentadas para nos criar uma enorme expectativa e para nos deixar ingenuamente maravilhados, esta é a velha formula da Apple e está melhor do que nunca, agora sob a batuta de Tim Cook.

Justificando o injustificável

Adicionando novas funcionalidades ao seu Apple Watch 2, não...Apple Watch Series 2, sim porque é tão semelhante ao original que a Apple decidiu chamar-lhe apenas "Series 2". Em sua defesa, o novo relógio tem um processador bem mais potente, aguentará até 50 metros de profundidade e se rapidamente estávamos a ficar aborrecidos com a falta de novidades deste relógio, eis que entra o génio Jonh Ive cuja sedutora voz tem o dom de abrir as nossas carteiras de par em par. Genial! A sério, vê/ouve este vídeo, é só 1 minuto e diz-me se não tenho razão:

Olhem para o Apple Watch original, agora olhem para o Apple iPhone 7 Plus. Ficariam entusiasmados se não fosse a encantadora voz do tio Jony Ive? Duvido muito e adoro quando a Apple se esforça tanto para nos convencer de que isto ou aquilo é uma mudança radical. Já agora, será que o ouviram referir-se, alguma vez, à capacidade das baterias, números em concreto? Pois, eu também não (nem convinha).

Coragem de (não) mudar?

Já sabíamos que o fim do jack de 3.5mm para os headphones ia desaparecer nos AirPods" cujo preço de 179€ até ficou abaixo das minhas expectativas. Contudo, este "remedeio" consiste em mais um acessório que terás de carregar regularmente e em mais peças que facilmente podes perder. São repletos de funcionalidades, é certo e não me vou pronunciar relativamente ao seu design. Algo que ficou por dizer, ou melhor, por explicar foi a qualidade de som e de que modo esta se compara face aos EarPods via Lightning ou demais acessórios que utilizam a conexão Bluetooth mas também quem procurar a melhor qualidade de áudio sabe que nada se compara à conexão via cabo. Em suma, estes novos AirPods surgem como a alternativa mais conveniente para quem não quer andar com fios atrás. Pelo lado positivo, os novos iPhone's possuem altifalantes stéreo e isso é de se louvar. Vê também: Apple apresenta os “AirPods” os seus phones Wireless

A César o que é de César

Tim Cook está de parabéns, este evento Apple provou que esta é a marca dominante no mundo dos dispositivos móveis (caso alguém tivesse dúvidas). A Apple de Tim Cook é a prova viva de que não é preciso ter especificações fantásticas ou um sem fim de inovações para deixar o mundo abismado com os seus novos produtos.

Os novos Pokemon Go que chegou agora ao Apple Watch e que conquistou imediatamente o público mais jovem ( e em breve será bem explorado/publicitado pela comunidade gamming do YouTube). Ora, com tantas parcerias de peso, cada uma conquistando uma, ou várias faixas etárias, a Apple nem precisaria de apresentar novos produtos, o público já estava rendido.

Mentalizem-se, um produto não vende apenas por ter boas especificações, apenas por ser barato, apenas por ser bem construído. Um produto vende por ser desejado, por sentirmos necessidade de o ter e isto é um jogo muito mais psicológico do que tecnológico.

Aqui sim, Tim Cook mostrou que é um génio, ele cimentou de vez a ideia, no público americano, de que iPhone é sinónimo de smartphone, o resto é paisagem, o resto é para quem não pode ter um. Ele não precisa de provar que o seu produto é o melhor, basta simplesmente dizer que é o melhor, o público apenas quer que o apazigúem. O vulgo consumidor apenas quer um produto de confiança e uma voz amiga que lhe diga, " Avança, este é o caminho".

Se eu vou comprar um iPhone? Não, não sinto qualquer necessidade de tal mas não consigo deixar de admirar este evento Apple, este César e o seu toque de Midas.

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Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.