A empresa de pesquisa de mercado HC partilhou um mapa que mostra a presença da Huawei no desenvolvimento do 5G. Pelo que podemos ver, a maioria da Europa já tem a Huawei nas infraestruturas 5G ou pelo menos a testá-las.
Desde junho de 2019 que a Huawei conseguiu 50 novos contratos para implementar 5G, sendo que a maioria está localizada na Europa. É importante salientar que a Huawei começou as suas operações nos anos 80, a implementar infraestruturas telefónicas em áreas rurais.
Os Estados Unidos da América fazem parte da área de banimento
O mapa mostra-nos a realidade da Huawei dos últimos meses nos Estados Unidos: zero de presença. A marca não é vendida em retalhistas sendo que provavelmente a única forma de obter um telemóvel Huawei nos EUA é encomendando da internet ou através de outros canais.
Apesar da influência dos Estados Unidos, a maioria dos países europeus não cedeu à pressão e provavelmente irá avançar com a implementação 5G com a ajuda da Huawei. A gigante chinesa projeta cerca de meio milhão de bases 5G até ao final de 2019.
Huawei Mate 30 Pro pode não vir com Android
A Google revelou recentemente que devido aos problemas com o governo americano, não vai licenciar o Mate 30 Pro, o próximo telemóvel topo de gama da Huawei. A verdade é que a licença recebeu uma extensão de mais 90 dias este mês mas parece que não será suficiente para resolver a questão.
As declarações recentes da Huawei sugerem que o sistema operativo da marca não vai ser lançado para telemóveis, para já. O HarmonyOS chegará em breve mas para outro tipo de dispositivos como computadores ou sistemas de automóveis.
Assim sendo, a Huawei parece encontrar-se novamente num beco sem saída. Apesar de tudo, a empresa continua a usufruir de sucesso em praticamente o resto do mundo, por dissabor dos Estados Unidos.
Editores 4gnews recomendam:
- Google não vai licenciar o Android para o Huawei Mate 30
- China vai ter o "Uber" dos carros autónomos até 2021
- OnePlus 7T Pro: novos renders confirmam o seu design