Estudo revela que Marte afeta o clima da Terra: sabe aqui como

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 1 min.

Ainda que tenha uma dimensão menor que a Terra, a gravidade de Marte influencia diretamente o clima na Terra. A descoberta foi feita por um grupo de cientistas da universidade de Sydney em conjunto com uma investigadora francesa da universidade de Sorbonne.

O grupo de investigadores publicou, recentemente, as suas conclusões na revista científica Nature Communications.

Períodos de maior ou menor luminosidade na Terra são ditados por Marte

imagem alusiva a Marte a orbitar a Terra
Novas descobertas mostram que Marte tem influência sobre ciclos de luminosidade na Terra Imagem gerada por IA Microsoft Designer

De acordo com o estudo publicado pelo grupo de investigadores, em cada ciclo de 2,4 milhões de anos, a Terra passa por períodos de maior ou menor luminosidade que são influenciados pela órbita de Marte.

Esta alteração na luminosidade provoca variação na energia atmosférica que, como consequência, origina a acumulação de sedimentos no fundo dos oceanos.

Mas vamos a pormenores. Num ciclo de maior luminosidade na Terra, há mais calor na atmosfera terrestre e também mais energia. Tal vai dar força aos ventos e poder suficiente aos redemoinhos para limparem o fundo dos oceanos.

Nas fases de menos luminosidade e, consequentemente, menos energia, os sedimentos acumulam-se no fundo dos mares.

Mas provar a influência de Marte nestes ciclos de 2,4 milhões de anos pode ser desafiante, uma vez que existem uma variedade enorme de fatores que têm ação direta sobre o clima na Terra.

No entanto, a sedimentação encontrada no fundo dos oceanos por esta equipa está alinhada com o período em investigação. E caso esta informação se confirme estamos perante boas notícias.

Tudo porque se as águas dos oceanos ficassem paradas, o oxigénio ficaria limitado à superfície, o que poderia comprometer toda a vida marítima no fundo dos oceanos.

A nova descoberta aponta para que, uma temperatura global mais elevada pode trazer mais energia atmosférica, capaz de movimentar o leito oceânico e garantir a circulação de oxigénio no mar.

Um dos responsáveis do estudo aponta ainda para a hipótese de também a Terra poder influenciar Marte. No entanto, para já não é ainda possível encontrar indícios dessa influência e quais as consequências da mesma em Marte.

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt