Rita Barbosa, engenheira informática de 24 anos, criou uma aplicação capaz de detetar e impedir burlas através de chamadas de spam ou mensagens. O projeto conquistou o primeiro lugar no maior concurso europeu de programação com inteligência artificial (IA), realizado na Alemanha.
O software, chamado Guardião, identifica tentativas de burla em apenas dois segundos e desliga automaticamente as chamadas suspeitas, oferecendo proteção especialmente pensada para a população idosa.
"Eu quero parar as burlas e vou trazer a segurança de volta às famílias", disse a jovem à agência Lusa, citada pela SIC Notícias. Explicou que a ideia surgiu após a sua avó ter sido vítima de uma burla, tendo perdido três ou quatro mil euros.
Como funciona a aplicação?
"Acabou por parar de usar o telemóvel porque já tinha medo de tudo e de não saber mexer como deve ser. Em vez de ensinar os idosos a desconfiar, criámos algo que desconfia por eles", acrescentou a engenheira.
O Guardião utiliza um agente de IA que analisa chamadas e mensagens recebidas. Caso identifique spam ou burla, a chamada (ou mensagem) é eliminada do telemóvel antes mesmo de ser atendida ou lida pelo utilizador.
"Assim que [o agente] se aperceber que a chamada é de certeza enganadora, desliga a chamada. Nem dá oportunidade para as pessoas fazerem mais nada", explicou Rita Barbosa.
Aplicação ficará disponível ainda este mês para Android
A privacidade dos utilizadores está garantida. Rita adianta que os dados permanecem no telemóvel de cada um e não são acedidos por terceiros.
Tendo em conta que esta aplicação foi pensada sobretudo para os mais de dois milhões de portugueses que têm mais de 65 anos, tudo o que é preciso é instalar e a aplicação fica automaticamente a funcionar, sem ser preciso qualquer configuração adicional.
A estudante prevê que a aplicação esteja disponível gratuitamente na Google Play Store até ao final deste mês de fevereiro. Até lá, existem bloqueadores de chamadas como Hiya e Truecaller, que permitem identificar e bloquear chamadas suspeitas em tempo real.
