Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Estes telemóveis icónicos da Samsung já não recebem mais atualizações

Acabaram oficialmente as atualizações da Samsung para os seus telemóveis da série Galaxy Note.

Samsung
(via Samsung)

Faz agora cinco anos que a Samsung lançou a última série de smartphones Galaxy Note. A série em questão foi bastante popular por vários anos, mas o seu ciclo de vida chega ao fim, na medida em que já não receberá mais atualizações de software.

Como reporta a SamMobile, foi nos últimos dias que o Galaxy Note 20 e o Galaxy Note 20 Ultra receberam o seu último update. Recorde-se que esta série foi lançada em agosto de 2020, na altura com Android 10 e One UI 2.5.

O que mudou na política de atualizações da Samsung?

Não deixa de ser curioso que, se o Galaxy Note 20 tivesse sido lançado segundo as políticas atuais da Samsung, ainda teria direito a mais updates. Recorde-se que agora a marca sul-coreana oferece até 7 anos de updates para alguns dos seus modelos mais populares.

Na época em que o Galaxy Note 20 foi lançado, o período de atualização era de apenas 3 anos. Ou seja, só tiveram grandes atualizações até 2023. Daí até 2025, apenas foram recebendo alguns patches de segurança e, mesmo esses, chegam agora ao fim.

Apesar da linha Galaxy Note ter chegado ao fim, a sua “herança” continua a estar presente em atuais modelos da Samsung. Recorde-se que foi com os telemóveis Note que a Samsung introduziu a S Pen, que hoje em dia ainda está presente, por exemplo, no Galaxy S25 Ultra.

Como era o Galaxy Note 20?

Diz-se que recordar é viver, por isso recuemos um pouco no tempo, até 2020. Na época, o Galaxy Note 20 era lançado com uma bateria de 4300 mAh, com três tipos de carregamento: fios (25 W), sem fios (15 W) e sem fios reverso (4,5 W).

Foi lançado com um processador Exynos 990 e vinha com um ecrã Super AMOLED Plus de 6,7 polegadas e suporte para HDR10+. Ao contrário do que vamos vendo agora, o Galaxy Note 20 tinha apenas uma opção de memória: 8 GB de RAM e 256 GB de armazenamento.

Já conseguia fazer vídeos de alta qualidade a 8K, com três câmaras traseiras: principal (12 MP) + telefoto (64 MP) + ultralarga (12 MP). Nada que se compare com o sensor de 200 MP, que atualmente vemos no Galaxy S25 Ultra, claro. Este modelo Galaxy Note tinha ainda uma câmara selfie de 10 MP.

Samsung Galaxy S25 256 GB Telefone celular com IA
Samsung Galaxy S25 12 GB RAM, 256 GB, câmara 50 MP, com IA
784,76 €Amazon ES
985,02 €-20%
Logo 4gnews
Estamos a recrutar! Editor e Reviewer de Produtos Tech
Candidata-te agora
Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.
Anúncio de Fundo