Cada vez mais se fala em smartphones dobráveis e quem tem brilhado nessa área é a Samsung. A marca sul-coreana lançou no verão de 2025 o Galaxy Z Fold 7 e o Z Flip 7 e as vendas (do primeiro em particular) têm sido muito boas.
Tanto assim é que, comparativamente a outras marcas, a Samsung tem estado em destaque no mercado global. No terceiro trimestre de 2025, a Samsung conseguiu a proeza de ter uma participação de mercado de 64%. Um valor impressionante, escusado será dizer.
Em termos comparativos, trata-se de um crescimento de 8%, face ao período homólogo em 2024. De acordo com os especialistas na área, o Samsung Galaxy Z Fold 7 foi a grande razão deste salto da Samsung.
E abaixo na lista, quem se segue?
O relatório em questão é da Counterpoint Research, uma das principais empresas no mundo, em termos de pesquisa no mercado tecnológico. Logo abaixo da Samsung, segue a Huawei, com uma participação muito inferior de 15%.
A fechar o pódio, destacamos ainda a Motorola, com uma participação de 7%. Apesar das novidades recentes da Honor no setor dos dobráveis, a marca chinesa caiu consideravelmente de 2024 para 2025, passando dos 10% de cota de mercado para os 6%.
Resta ainda mencionar a Vivo e a Xiaomi, que apresentam, respetivamente, 4% e 2% de cota de mercado. Note-se que a Xiaomi foi a que mais caiu, na ordem dos 54%.
E por falar em dobráveis…
Outra novidade recente sobre os dobráveis da Samsung tem a ver com a recente revelação do Galaxy Z TriFold. É o primeiro tridobrável da gigante sul-coreana e, como seria de esperar, as especificações são de topo.
Ou seja, processador de topo da Qualcomm, muita memória, câmara de 200 MP e um ecrã de 10 polegadas. O problema é que, em princípio, não será lançado em Portugal. O preço na Coreia do Sul arranca nos 2.150 euros.
