Durante o evento “Awe Dropping” (“De cair o queixo”, em tradução livre) desta terça-feira (9), a Apple anunciou o Apple Watch Series 11 e o Apple Watch Ultra 3. A grande novidade é um recurso de saúde inédito: as Notificações de Hipertensão.
Como o nome indica, a funcionalidade vai alertar-te em casos de pressão arterial crónica elevada. O relógio envia uma notificação sempre que identificar sinais desta condição.
Para isso, o sistema usa dados do sensor cardíaco ótico, analisando como os teus vasos sanguíneos respondem aos batimentos cardíacos. A Apple explica que o recurso cria um padrão destas métricas ao longo de 30 dias e, a partir daí, pode avisar-te sobre possíveis sinais de hipertensão.
Dessa forma, quem desconhecia indícios da doença pode procurar um médico, receber recomendações para mudar hábitos e até iniciar um tratamento adequado — caso a condição seja confirmada por um profissional de saúde.
E há uma boa notícia: este recurso não ficará exclusivo dos novos modelos. Além do Apple Watch Series 11 e do Ultra 3, as notificações de hipertensão também chegam a:
-
Apple Watch Ultra 2
-
Apple Watch Series 9
-
Apple Watch Series 10
A novidade será disponibilizada com o lançamento da versão final do watchOS 26.
Em comunicado, a Apple disse esperar que estas notificações ajudem mais de 1 milhão de pessoas com casos não diagnosticados já no primeiro ano. Ainda assim, reconhece que nem todas as situações poderão ser detetadas pelos relógios.