Estes são os novos MacBook Pro com TouchBar e Touch ID

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A Apple acabou de anunciar os seus novos computadores portáteis MacBook Pro, completamente fieis às fugas de informação, e temos aqui algumas novidades muito excitantes e algumas ausências que deixarão saudades mas vamos por partes. Está na hora de conhecerem os novos MacBook Pro e tudo o que têm para oferecer! Permitam-me que vos faça uma visita guiada.

Apple Touch Bar: a nova forma de navegar

Os novos MacBook têm um pequeno ecrã OLED, uma pequena tira em vez das habituais teclas de funções a que encontramos nos models actuais. Segundo Phill Schiller, as teclas físicas para funções específicas são uma tecnologia demasiado antiga e que não tem lugar num computador topo de gama em 2016. Ora, em vez das teclas físicas temos aqui um ecrã touch, aliás, multi-touch a que a Apple chama de Touch Bar. Neste pequeno vislumbre de futuro serão apresentados vários menus contextuais com base no programa que estiveres a usar no teu MacBook Pro. Espreita o seu funcionamento no vídeo abaixo.

Esta faixa tátil dos novos MacBook Pro é uma ferramenta com muito potencial para designers, produtores de música, vídeo, arquitectos e todo o público que utilize um computador para produzir ou retocar algo novo. Temos também um botão On/Off que agora aloja um sensor TouchID para reforçar a segurança do teu novo computador.

Voltando à Touch Bar, se estiveres no Email ela vai-te apresentar atalhos para responder, eliminar, reencaminhar, etc. O mesmo se passará no iMovie, Final Cut Pro e no Photoshop terás mais atalhos convenientemente apresentados para que a tua produtividade não seja interrompida pela busca das combinações de teclas. Algo que também se aplicará ao AutoCAD e outros programas à medida que o software for preparado para tirar proveito desta faixa tátil.

Esta Touch Bar também te dará algumas sugestões de escrita, tal e qual um teclado de smartphone te apresenta as sugestões de palavras. Isto será especialmente útil nos editores de texto, seja no Pages ou no Office da Microsoft que também está a ser aprimorado para tirar máximo proveito destes novos MacBook Pro. É verdade, a tecla Esc continua presente no canto superior esquerdo.

Para finalizar este tema, a Touch Bar pode ser personalizada com atalhos específicos a definir pelo utilizador. Poderás clicar e arrastar um atalho dentro do programa para que ele apareça nesta faixa tátil. Em suma, uma integração perfeita entre hardware e software.

Especificações e Preços- 13 Polegadas

Especificações e Preços- 15 Polegadas

Talvez queiras ver:

HomTom cresce na China devido à tecnologia de Íris utilizada no Note 7

Moto M cai em leak e mostra-nos uma bruta bateria de 5100 mAh

Ulefone Tiger: o melhor GPS que podes comprar por menos de 99€?

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.