Estes são os Google Pixel 3a e Pixel 3a XL!

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 2 min.

A Google decidiu voltar às suas raízes dos Nexus com os novos Google Pixel 3a e Pixel 3a XL. Ao mencionar a linha Nexus, estamos a referir a excelente relação qualidade preço destes novos equipamentos.

O Pixel 3a terá um valor de 399 dólares com a sua versão XL atingindo os 480 dólares. Se considerarmos as características destes equipamentos, chegamos à conclusão que estas são versões ligeiramente menos poderosas do Pixel 3, a metade do preço.

A nível de performance, podemos esperar dois telemóveis de gama média com o processador Snapdragon 670 e uma configuração de 4GB de 64GB de RAM.

No departamento visual, temos ecrãs OLED com 6 polegadas no Pixel 3a e 6.3 polegadas no Pixel 3a XL. Em ambos teremos o usual Full HD+ ou 2160 x 1080, uma resolução aceitável.

O melhor dos novos Pixel 3a é a qualidade fotográfica

O foco principal durante a apresentação dos Pixel 3a foi mesmo as câmaras. Sabemos que o Pixel 3 foi campeão no departamento fotográfico em 2018 com apenas uma única lente, remando contra a maré de triplas e quadruplas câmaras.

Assim sendo, os Pixel 3a possuem o mesmo sensor principal que o Pixel 3. Não existe uma lente secundária angular mas não deixa de ser uma inclusão impressionante, para telemóveis de 400-500 dólares.

Ao proporcionar a mesma lente nestes equipamentos mais baratos, a Google acabou de elevar a fasquia na gama média. Todos as outras marcas conhecidas por fotografia como a Huawei terão de olhar para o Pixel 3a como um concorrente sério para os seus equipamentos medianos.

Os Pixel 3a trazem o famoso Night Sight para as melhores fotografias possíveis nocturnas ou ambientes de pouca luz. Os modos Super Res Zoom e Photo Booth também estão incluídos, que existiam no Pixel 3.

De facto, existe muito para explorar nestas câmaras. Utilizadores do Pixel 3 podem já estar habituados mas para quem nunca usufruiu deste modelo, os Pixel 3a são uma excelente opção.

Cores, design e sistema operativo

O design dos Pixel 3a e Pixel 3a XL mantém a mesma linguagem dos modelos anteriores. A nível de cores estarão 3 disponíveis: preto, branco e uma espécie de púrpura.

Adicionalmente, os novos Pixel 3a vão manter o jack de áudio 3.5mm, algo que muitos utilizadores ainda prezam. A entrada para carregamento e transferência de dados é USB-C.

A bateria destes telemóveis tem carregamento rápido a 18W, com capacidade de 3000 mAh no modelo base e 3700 mAh no Pixel 3a XL. A Google afirma que 15 minutos de carregamento irão providenciar bateria suficiente para 8 horas de autonomia.

Escusado será dizer que estes equipamentos trazem a versão vindoura Android Q e 3 anos de atualizações futuras, como é costume nos equipamentos Google.

Os Pixel 3a e Pixel 3a XL foram lançados em 13 mercados diferentes mas Portugal ainda não está incluído. Eu certamente estou ansioso por ver estes telemóveis disponíveis para compra em terras lusas, caso os preços não mudem muito.

Editores 4gnews recomendam:

  • Android Q: conhece as novidades do sistema operativo da Google
  • Google Nest Hub Max: O novo gadget que vais querer para uma casa inteligente
  • Minecraft Classic está disponível para jogares no navegador!
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.