
1. Por cima da porta da frente
Pode parecer redundante, mas um dos melhores locais para instalares uma câmara de videovigilância é sobre a porta da frente. Os intercomunicadores com vídeo fornecem um campo de visão limitado e há estatísticas que indicam que uma boa parte das invasões é feita pela porta da frente.
A câmara deve ser colocada por cima da porta para um campo de visão amplo que abranja toda a entrada. O modelo deve também estar equipado com visão noturna. E no caso da entrada estar no exterior, a câmara deve estar preparada para fazer frente às várias condições meteorológicas.
2. Na garagem
A maior parte das pessoas não guarda apenas o carro na garagem. Muitas vezes, bicicletas, ferramentas e outros itens de valor têm como destino este local. O problema é que as garagens são alvos fáceis para potenciais invasões.
Deves posicionar a tua câmara de videovigilância num local que consiga apanhar a entrada principal da garagem, mas também entradas laterais, no caso destas existirem. Para conseguir isso, terás de optar por um modelo com um ângulo de visão amplo.
3. No corredor
Dentro de casa, o melhor local é no carro ou num hall central que consiga apanhar a casa toda – ou pelo menos, a maior parte. Devidamente posicionada a câmara pode abranger um maior número de divisões e garantir, de forma eficiente, a segurança da casa, assim como dos seus ocupantes.
Neste caso específico, é recomendável comprar um modelo que tenha uma forma de tapar a objetiva para maior privacidade. Por outro lado, se existirem bebés é igualmente aconselhável adquirir um modelo que esteja equipado com deteção de choro. A câmara de videovigilância pode funcionar como um monitor adicional para vigiar as crianças.