A Xiaomi está a celebrar 15 anos de existência no mercado e Lei Jun, CEO e cofundador da marca, tem refletindo sobre o percurso da empresa nas redes sociais.
Tal como o popular influencer e CEO também nós vamos recordar neste artigo alguns dos produtos icónicos da Xiaomi que a tornaram na marca global de sucesso que é hoje.
1. Xiaomi Mi 1

Este foi o primeiro telefone vendido pela Xiaomi no longínquo ano de 2011. O modelo estava equipado com um processador da Qualcomm, 1 GB de memória RAM e um ecrã HD. Especificações habitualmente reservadas a terminais de topo.
No entanto, o Mi 1 tinha um preço acessível e só podia ser comprado através de plataformas online. Com esta estratégia comercial, em apenas 34 horas, a Xiaomi conseguiu mais de 300 mil reservas. E assim começou o movimento de “o premium não tem de ser caro”.
2. Xiaomi Mi Mix

Em 2016, a Xiaomi mostrou ao mundo que era possível ter um smartphone com molduras reduzidas ou quase inexistentes. Chamava-se Mi Mix e foi projetado em colaboração com a conceituada marca de design Philippe Starck.
Mais uma vez, a Xiaomi prova que é inovadora e que veio para ficar. Foi este terminal, aliás, que lançou a tendência de mexer nas proporções ecrã/corpo do telefone.
3. Redmi Note 4

Com o Redmi Note 4, a Xiaomi reforça a sua posição no mercado de marca que fornece especificações e desempenho de topo a um preço amigo da carteira.
Este modelo em específico juntava o chip Snpadragon 625, um ecrã de 5,5 polegadas, uma bateria de 4.100 mAh e um chassis metálico à la premium. O seu preço acessível massificou o desempenho sólido e baterias com boa autonomia.
4. Xiaomi Mi Band

Hoje em dia a tecnologia vestível é moda, mas em 2014 era uma novidade e Mi Band chegou para fazer monitorização de passos e sono por menos de 20 dólares (18 €). A estratégia de vender o bom em barato revelou-se mais uma vez vencedora.
Ao longo dos anos, a pulseira inteligente foi adquirindo novos e melhores atributos e em 2021, a Xiaomi já tinha vendido mais de 120 milhões de unidades.
5. Aspirador-Robô

Até à chegada da marca chinesa a este segmento de mercado em 2016, os aspiradores-robô eram considerados equipamentos de luxo. Mais uma vez, o primeiro aspirador-robô da Xiaomi provou que isso não era obrigatório.
Desenvolvido em conjunto com a Roborock, o modelo estava equipado com navegação a laser, mapeamento SLAM, além de outros atributos de topo. Tudo junto para limpar a casa com eficiência e por um custo abaixo dos 300 dólares (275 €).
6. Pocophone F1

Se a submarca Redmi surpreendeu muita gente, a POCO foi um verdadeiro choque. Com o Pocophone F1 a marca voltou à estratégia de fornecer desempenho de topo por um preço acessível à maior parte das carteiras.
Este modelo estava equipado com Snpadragon 845, 6 GB de RAM, bateria com 4.000 mAh e uma câmara traseira dupla. Custava 300 dólares (cerca de 275 €).
7. Xiaomi SU7

Era inevitável acabar esta lista com o primeiro veículo elétrico da marca. O SU7 foi pioneiro a todos os níveis. Este sedã fornece 800 km de autonomia, uma aceleração dos 0 aos 100 km em 2,78 segundos e um painel HyperOS para total integração no ecossistema Xiaomi.
Teve tanto sucesso que a marca foi forçada a reorganizar a sua linha de produção para responder à procura tremenda pela EV. Entretanto, a Xiaomi já lançou o SU7 Ultra e no próximo verão chega o YU7. E até players históricos no segmento de veículos elétricos como a Tesla estão a sofrer as consequências de tamanho sucesso.