O combustível está longe de ser barato e esta é uma das razões pelas quais cada vez mais pessoas optam pela compra de um carro elétrico. Ainda assim, há alguns truques que podes implementar que te vão ajudar a minimizar o seu consumo.
Há dois fatores fundamentais que muitos erradamente ignoram: pressão dos pneus e a forma como se acelera. Estes dois elementos trabalham em conjunto. A pressão ideal dos pneus é um dos aspetos mais negligenciados quando se fala de eficiência.
Isto porque pneus descalibrados obrigam o motor a gastar mais energia para manter a velocidade já que existe aumentam a área de contacto com o solo o que faz com que crie maior resistência ao rolamento. Assim sendo, deves fazer uma verificação frequente, sendo o ideal quando os pneus estão frios.
Não esquecer o pneu suplente
Convém utilizar a calibração indicada para carga máxima ou estrada, informação que normalmente se encontra no manual do veículo ou na etiqueta na porta do condutor.
Por fim, também é importante não esquecer o estepe (o pneu reserva de emergência), que muitas vezes é ignorado e pode obrigar a gastos desnecessários caso esteja murcho numa situação de emergência. O segundo fator, a aceleração impacta diretamente no consumo.
O segredo está em manter o motor dentro da faixa de torque ideal, o que exige uma condução suave e progressiva. Nos carros manuais, a troca de marcha deve acontecer quando o motor atinge a faixa de rotação de maior torque, normalmente entre duas mil e três mil rotações.
Encher o combustível também impacta
Nos automáticos, o mais eficiente é acelerar de maneira gradual e aliviar ligeiramente o pedal quando se atinge a velocidade desejada, permitindo que a caixa de velocidades suba de marcha mais cedo. Esta técnica pode reduzir o consumo até cerca de 20%, já que evita picos de aceleração que obrigam o motor a gastar mais.
Outro ponto essencial para quem quer poupar está na antecipação do trânsito. Conduzir de forma fluida, sem o pára-arranca, reduz de forma expressiva o desperdício de combustível. O motor consome muito mais quando precisa de tirar o carro da inércia do que quando mantém um ritmo constante.
Por isso, ao avistar um semáforo vermelho, o ideal é aliviar o acelerador e deixar o veículo rolar em vez de manter a aceleração até ao último momento. Há ainda alguns hábitos no posto de combustível que podes adotar para poupar alguns euros. Encher o depósito até ao limite, forçando o bico da bomba a disparar repetidamente, pode provocar desperdício devido à condensação e aos sistemas de vapores.
