HMD Watch X1: o mais avançado
Ainda que o mercado de smartwatches beneficie já de uma ampla oferta, a HMD não se deixou intimidar e está a lançar dois novos smartwatches, notoriamente direcionados para desportistas.
O Watch X1 é claramente o mais avançado, graças à sua certificação IP68 que lhe permite acompanhar desportos aquáticos. O modelo chega com um ecrã AMOLED circular com 1,43 polegadas que fornece uma resolução de 466 por 466 pixéis e um brilho máximo de 600 nits.
Autonomia também não é um problema, já que o modelo aguenta de até cinco dias, com apenas uma carga. Mas atenção fãs de desporto, o novo HMD Watch X1 tem 700 modos para a prática de atividade física. Será difícil não encontrares a tua modalidade de eleição.
Na saúde, o Watch X1 faz a monitorização da frequência cardíaca, da qualidade do sono e da oxigenação sanguínea, além de emitir alertas para ingerir água e fazer movimento, em caso de longos períodos de inatividade.
HMD Watch P1
O Watch P1 inclui alguns dos atributos do X1, tal como os 700 modos direcionados para o desporto, assim como inclui os mesmos recursos de saúde para monitorização cardíaca, do sono e oxigenação sanguínea.
Tem certificação IP67, o que lhe garante alguma resistência à poeira e água, mas não lhe permite ser um companheiro motivador em desportos aquáticos, como a natação.
Está equipado com um ecrã LCD retangular de 1,83 polegadas que fornece uma resolução de 284 por 240 pixéis e um brilho máximo de 550 nits. Tem autonomia para funcionar de até quatro dias, com uma única carga.
É preciso ter em atenção que os dois novos smartwatches da HMD não estão equipados com GPS, NFC ou comunicações móveis; nesse sentido, não vão dar-te a localização geográfica precisa, permitir fazer pagamentos ou funcionar de forma independente do telefone emparelhado.
Ainda que tenha anunciado globalmente estes dois smartwatches, a HMD não revelou qual o preço de cada um. Mas é esperado que o Watch P1 tenha um custo mais acessível que o Watch X1.

