Este YouTuber construiu um carro elétrico a energia solar com autonomia "ilimitada"

Afonso Henriques
Afonso Henriques
Tempo de leitura: 1 min.

O YouTuber canadiano Drew Builds Stuff construiu um carro elétrico único, totalmente alimentado por painéis solares e que pode oferecer uma “autonomia ilimitada”.

À primeira vista, painéis solares a alimentar veículos elétricos parecem ser um plano sensato e entusiasmante: para todos os efeitos, é uma fonte de energia limpa que pode ser recolhida gratuitamente do sol.

No entanto, na realidade, os veículos elétricos não têm o espaço necessário para que a energia solar contribua de forma significativa para as necessidades de carregamento da bateria.

No entanto, o YouTuber Drew, que já trabalhou em vários projetos muito interessantes, decidiu testar a possibilidade de o fazer.

O veículo acabou por percorrer mais de 200 quilómetros

Em primeiro lugar, Drew começou por fazer um atrelado de grandes dimensões, de forma a suportar os painéis solares.

Criou um atrelado de 4,2 metros - suficientemente comprido para colocar seis painéis solares de 175 W - e, em seguida, uniu-o ao carro que, posteriormente, ligou a um controlador de carga.

O “carro” em si tem um chassis tubular e foi concebido para apenas um ocupante. Não tem qualquer proteção para o condutor e tem painéis solares em quase todas as superfícies disponíveis. No entanto, se ignorarmos isso, temos de afirmar que é um impressionante veículo elétrico feito "à mão".

Crédito: DrewBuildsStuff no YouTube
Crédito: @DrewBuildsStuff no YouTube

No total, Drew percorreu 249 km com o seu carro - utilizando uma bateria que, sem assistência solar, pode normalmente percorrer entre 56 km e 72 km.

O tempo esteve muito a seu favor, com sol durante todo o dia, e Drew calculou que poderia ter percorrido até 300 km antes do sol se pôr. Além disso, o YouTuber estimou que, se fosse utilizado “na perfeição”, o seu projeto poderia chegar a um total de 400 km percorridos numa única viagem.

Drew admite que, por enquanto, o carro não tem “nenhum valor prático no mundo real” - contudo, quem sabe onde esta tecnologia nos poderá levar um dia?

Afonso Henriques
Afonso Henriques
O Afonso, tendo explorado algumas áreas, sempre teve um gosto especial por jornalismo. Ávido apreciador de videojogos e tecnologia desde muito novo.