Sucesso do iPhone 17 leva a crescimento maior de mercado de smartphones
Ainda que o iPhone 17 Air esteja a ficar aquém das expetativas, os restantes modelos iPhone 17 estão a vender que nem castanhas quentes. E o sucesso é tanto que até está a fazer crescer o mercado de smartphones mais do que era esperado.
Esta é a conclusão do novo relatório da IDC que já alterou a sua previsão de crescimento para o mercado de smartphones de 1% para 1,5%, com a venda de 1,25 mil milhões de unidades.
De acordo com a mesma empresa de consultoria, o iPhone 17 é um dos grandes responsáveis deste crescimento, com a Apple a registar vendas recordes de 247,4 milhões de iPhones em 2025. Tal traduz-se num aumento de 6,1% face às vendas registadas em 2024.
E, ao contrário do que se pensava, a série iPhone 17 tem-se dado muito bem na China. Avança a IDC que a Apple conseguiu ser líder de vendas com o iPhone 17 tanto em outubro como em novembro. Melhor: obteve 20% de quota de mercado, superando toda a concorrência. Também na Europa Ocidental e nos EUA, a Apple conseguiu reverter as previsões com a obtenção de melhores resultados em vendas.
Estratégia da Apple pode levar a um cenário diferente em 2026
Mas ainda que esteja a dar boas notícias à Apple, a IDC traça também um futuro menos animador para a empresa de Tim Cook. A empresa prevê que, em 2026, as vendas da Apple sofram uma queda de 4,2%.
E a IDC até aponta a razão para essa queda. A consultora aponta a responsabilidade ao novo cronograma de lançamento da Apple para o próximo ano. Recorde-se que em setembro de 2026, a empresa vai lançar o iPhone 18 Pro e Pro Max, juntamente com o primeiro smartphone dobrável.
Mas só na primavera de 2027 é que vai disponibilizar o modelo base iPhone 18. Diz a IDC que essa estratégia divisora de lançamentos vai prejudicar a receita da empresa. Por outro lado, a escassez de memória RAM e o aumento generalizado de preços dos smartphones também vão ter uma influência negativa.



