O Polestar 3, o novo SUV elétrico da marca sueca, acaba de entrar diretamente para o livro de recordes do Guinness com um feito impressionante que quer deitar por terra muitos dos mitos sobre a autonomia dos carros elétricos. A versão Long Range Single Motor do Polestar 3 estabeleceu um novo recorde mundial para a maior distância já percorrida por um SUV elétrico com uma única carga.
935 km numa única carga
Percorreu uns incríveis 935,44 quilómetros numa única carga. Para que tenhas uma noção, esta distância é o suficiente para ires de Lisboa ao Algarve, voltares a Lisboa e ainda ires quase até Évora, tudo sem parar para carregar.
A "maratona" durou quase 23 horas e foi conduzida por uma equipa de pilotos profissionais especializados em condução de eficiência, que conseguiram atingir um consumo médio de apenas 12,1 kWh/100 km. Isto mesmo sob condições climatéricas variadas que incluíram chuva.
Mas os números mais impressionantes do teste são outros. Quando o Polestar 3 atingiu a sua autonomia oficial WLTP de 706 km, ainda tinha 20% de bateria disponível. E, como se não bastasse, o carro ainda conseguiu percorrer mais 12,8 quilómetros mesmo depois de o painel indicar 0% de bateria, chegando a um posto de carregamento antes de parar completamente.
A Polestar fez questão de sublinhar que o carro usado era um modelo de produção completamente normal, sem qualquer tipo de alteração. Utilizou as jantes de 20 polegadas e os pneus Michelin Sport 4 EV que vêm de série. Todo o processo foi acompanhado e verificado por uma juíza oficial do Guinness World Records e por sistemas de monitorização independentes da Webfleet, que registaram todos os dados de GPS, odómetro e níveis de bateria.
Matt Galvin, diretor da Polestar no Reino Unido, afirmou que este teste demonstra como a capacidade das baterias evoluiu e que "o velho ditado de que 'os carros elétricos não vão longe' fica definitivamente para trás".