A corrida pelas baterias gigantes nos smartphones está prestes a atingir um novo e impressionante patamar, e a Honor parece estar na linha da frente. Uma nova fuga de informação, vinda do conceituado leaker Digital Chat Station, revela que a marca chinesa já começou a testar um novo dispositivo com uma capacidade de bateria absolutamente monstruosa com uns inéditos 10000 mAh.
Para que tenhas uma noção do que este número representa, estamos a falar do dobro da capacidade da bateria de um Samsung Galaxy S25 Ultra (5000 mAh) e significativamente mais do que a de um OnePlus 13 (6000 mAh). Na verdade, esta capacidade é superior à de muitos tablets, como o Pixel Tablet (7020 mAh) ou o Galaxy Tab S10 FE (8000 mAh).
Com uma bateria deste tamanho, podes esperar uma autonomia de, no mínimo, três dias completos de utilização normal sem sequer pensares em carregadores. Claro que já vimos telemóveis com baterias de 10000 mAh ou mais no passado, mas eram sempre do nicho dos telemóveis robusto, mais grossos e pesados.
O grande feito da Honor é conseguir esta proeza num telemóvel com um design fino e leve. A marca já provou que o consegue fazer. Vejam-se os seus dobráveis ou o recente Honor X70 tem uma bateria superior a 8000 mAh num corpo com apenas 7,98 mm de espessura.
Na Europa pode ser obrigado a ter uma capacidade inferior
A fuga de informação adianta ainda que este novo "rei da autonomia" virá equipado com um processador que ainda não foi lançado, o MediaTek Dimensity 8500. Mas agora vêm as más notícias, e o grande "senão" desta história para nós, na Europa.
Devido a regulamentações da União Europeia relacionadas com a segurança e o transporte de baterias de grande capacidade, é muito provável que, se este telemóvel for lançado no nosso mercado, a sua capacidade de bateria seja significativamente reduzida para cumprir as normas.
Para já, ainda não há qualquer informação sobre a data de lançamento deste promissor telemóvel, como refere o Android Authority. Resta-nos esperar para ver se a Honor consegue encontrar uma forma de trazer esta bateria monstruosa para a Europa sem cortes.