A Xiaomi tem um dos maiores portefólios de gadgets no mercado e soma vários recordes de vendas com os seus telefones bons e baratos, mas nada fazia prever este inegável trunfo para a fabricante. Um dos seus gadgets está atualmente no Espaço.
A par da Xiaomi também outras fabricantes como a Huawei e Lenovo viram alguns dos seus produtos a bordo da estação espacial chinesa Tiangong. Estes gadgets foram levados pelos próprios astronautas como itens preferenciais e dão que falar.
Astronauta chinês levou consigo um gadget útil da Xiaomi
A primeira missão espacial tripulada da China nos últimos cinco anos, também a de maior duração até à data, dá que falar na rede social chinesa Weibo. O motivo? A presença dos vários gadgets que a tripulação levou consigo para o Espaço.
Em primeiro lugar os olhos atentos dos utilizadores da redes social detetaram uma chave de fenda elétrica da Xiaomi. Será, provavelmente, um gadget particularmente útil para tarefas de manutenção e pequenas reparações a bordo da estação espacial.
Vemos, na imagem acima, esse mesmo gadget Xiaomi realçado a vermelho, junto da perna direita do astronauta. É, para a Xiaomi, um tipo de exposição mediática gratuita com a qual não contavam, mas que será certamente apreciada pela empresa.
A chave de fenda elétrica da Xiaomi a bordo da estação espacial chinesa Tiangong
Tal como refere o utilizador "Aiwuyou 2020" na rede social em questão, os astronautas são os embaixadores perfeitos para estas marcas. Nas suas palavras, os produtos de produção doméstica adequam-se perfeitamente à estação espacial chinesa.
Já em jeito de sátira provocatória, alguns utilizadores apontaram que finalmente existiam provas da colaboração da Xiaomi com o exército da China. O comentário refere-se às acusações prévias dos Estados Unidos da América à Xiaomi no início do ano.
De qualquer modo, a utilidade de uma chave de fendas elétrica, seja da Xiaomi ou de outra fabricante, não levanta dúvidas no contexto em que está inserida. Trata-se, afinal de contas, de um pequeno gadget capaz de agilizar tarefas manuais e repetitivas.
Há muitos mais gadgets a bordo da estação espacial chinesa
O gadget Xiaomi em questão, produzido pela submarca Mijia, é uma chave de fendas elétrica barata, custando cerca de 40 € na Amazon, e possivelmente menos noutras lojas online. Destaca-se pelo formato simples e pragmático.
Note-se, no entanto, que já foram encontrados vários outros gadgets levados pelos astronautas para a estação espacial. Aponta-se um smartphone Huawei P30, um portátil Lenovo ThinkPad e até mesmo uns auriculares Huawei FreeBuds, entre outros.
Aliás, a deteção destes gadgets tornou-se quase um desporto na rede social Weibo onde vários utilizadores se dedicam ao escrutínio das gravações de CCTV a bordo da estação espacial chinesa Tiangong.
Até ao momento a Xiaomi não comentou o caso, tampouco o fez a Huawei e a Lenovo. No entanto, esta pode ser uma nova oportunidade a explorar pelos respetivos departamentos de marketing.
Editores 4gnews recomendam:
- Google Stadia chegou oficialmente ao Android TV. Quais os dispositivos compatíveis
- PS Store tem novas promoções até 60% em jogos para a PS5 e PS4
- Google já disponibilizou a mais recente versão Beta 2.1 do Android 12