Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Este filme é um êxito em Portugal, nomeado aos Óscares... mas não gostei. Eis as razões

Novo filme protagonizado por Timothée Chalamet tem dado muito que falar e é nomeados aos Óscares. Mas é realmente bom?

Marty Supreme
Imagem do filme "Marty Supreme" (via IMDb)

Não é só "A Criada" que tem feito bastante sucesso nos cinemas em Portugal (e no resto do mundo). Também tem dado bastante que falar o filme "Marty Supreme", que tem enchido salas de norte a sul do país. O filme é protagonizado por Timothée Chalamet e foi nomeado para os Óscares 2026.

De que fala o filme?

De um modo geral, a crítica tem sido bastante positiva. No IMDb, "Marty Supreme" tem uma avaliação de 8,1 estrelas em 10 possíveis, o que é assinalável. Quanto ao filme em si, este fala-nos sobre a história de Marty Mauser, um jovem que tem um sonho não respeitado pela maioria: ser jogador de ténis de mesa.

Apesar disso, ele persegue o seu sonho, mesmo não sendo compreendido por muitos. O filme inspira-se na vida de Marty Reisman, que efetivamente foi uma lenda do ténis de mesa, com particular destaque nos anos 50. "Marty Supreme" fala-nos da ascensão deste jovem talentoso de Nova Iorque, muito ambicioso e não raras vezes envolvido em problemas.

A minha leitura (naturalmente subjetiva) do filme

Não tenho qualquer prazer em ser do "contra", mas confesso que não adorei o filme. Começando pelo que gostei: achei que os atores fizeram um trabalho muito bom. Desde "A Complete Unknown", em que Chalamet fez de Bob Dylan, fiquei rendido ao talento do ator e, mais uma vez, provou o porquê de ser um dos nomes grandes da atualidade. Também Gwyneth Paltrow fez um excelente trabalho, na minha ótica.

O que não me cativou muito foi a história em si. Em certos momentos, achei a carga dramática um pouco excessiva, para alguém que enfrentava desafios normais de um atleta. Achei o enredo previsível e senti também que não se justificava tanto tempo de filme (cerca de 2h30). No final, saí do cinema com a sensação "é só isto?".

Isso e a personalidade de Marty, enquanto personagem neste filme, não é fácil de gostar. Por norma, quando vemos um filme, estamos a torcer por alguém ou por alguma coisa. Em "Marty Supreme", sinceramente, eu nem soube bem por quem é que estava a torcer.

Nem que seja por curiosidade, e até por ser um filme nomeados aos Óscares, não desrecomendo que o vejas. Afinal de contas, o bonito no cinema é que há múltiplas interpretações, de pessoa para pessoa. A mim, não me convenceu e não me despertou nada de especial, mas já se sabe: na subjetividade que é a análise cinematográfica, não há certos nem errados.

XIAOMI TV F 32 TV 32"
XIAOMI TV F 32 TV 32"Smart TV 32 polegadas, Dolby Audio, Fire OS7, controlo por voz através de assistente Alexa
Oferta por tempo limitado
139,00 €Amazon
179,00 €-22%
Logo 4gnews
Estamos a recrutar! Editor e Reviewer de Produtos Tech
Candidata-te agora
Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.