Este é o telemóvel que vi na China que mais queria ver à venda em Portugal

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

Os smartphones de formato mais clássico, com um ecrã retangular, chegaram a um ponto de maturidade em que estamos a discutir os pormenores. É no segmento dos dobráveis que algumas das principais marcas da indústria se estão a destacar, principalmente as asiáticas.

Há algumas semanas a Huawei a apresentou o primeiro smartphone tridobrável do mundo. O equipamento apenas está disponível em quantidades bastantes limitadas na China e mesmo por lá foi difícil de encontrá-lo.

Estivemos de visita a Shenzhen nos últimos dias e passamos pelo Huaquiangbei, um dos maiores mercado de eletrónicos do mundo. Numa daquelas ruas avistei uma loja da Huawei e dirigi-me instantaneamente à mesma e, ao não ver o Mate XT, perguntei em inglês à funcionária se não tinham o equipamento na loja.

Ela pegou no tradutor e disse-me que não havia stock. Perguntei se na loja do outro lado da rua sucedia o mesmo e ela respondeu afirmativamente. Felizmente, o que não falta por ali são lojas da Huawei e havia uma onde finalmente consegui ver o Mate XT.

Huawei Mate XT

E digo ver, porque não consegui efetivamente tocar ou pegar no tridobrável. Qual bibelô, estavam dispostas duas unidades (uma em preto e outro em vermelho), nas respetivas redomas de vidro. Como podes ver no vídeo acima e nas imagens, pudemos admirá-lo finalmente.

Bem sabemos que a Huawei não tem a relevância de outrora no segmento mobile, por conta das sanções impostas pelos Estados Unidos que a impedem de usar serviços Google. Mas esperamos a marca não perca a oportunidade de trazer este equipamento para Portugal.

Huawei Mate XT

O preço não será nada amigável, uma vez que na China foi lançado acima dos 2500 € (em conversão direta). Mas tratando-se de um smartphone tão único, mostra que a inovação na Huawei continua e a marca continua a ter a desenvoltura de apostar nestes formatos.

4gnews em reportagem na China 🇨🇳

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.