Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Este é o maior problema da DIGI em Portugal (mas a solução está a caminho)

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 2 min.

Desde a sua chegada oficial a Portugal em novembro de 2024, a DIGI gerou bastante expectativa. É inegável que a operadora mudou o nosso mercado de telecomunicações com preços baixos e uma aposta clara em fibra ótica (FTTH).

No entanto, entre a promessa e a realidade no terreno, existe um obstáculo principal que define, neste momento, o seu maior problema: a rede própria de fibra ainda não cobre o país inteiro.

DIGI

Construir uma rede de fibra ótica de raiz, que chegue efetivamente a casa das pessoas (o chamado FTTH - Fiber To The Home), é uma tarefa e tanto. Exige tempo, um investimento avultado e um planeamento complexo de expansão. Por isso, é natural e expectável que o lançamento da DIGI seja feito por fases. A operadora começou por determinadas áreas geográficas, mais populosas, e está a alargar a cobertura progressivamente.

Fibra ótica da DIGI começa nos 10 €

O resultado direto disto é que, para já, muitas localidades e potenciais clientes ainda estão fora do mapa de cobertura da operadora. Para ti, enquanto consumidor, isto traduz-se numa limitação clara: por mais aliciante que possa parecer a proposta de velocidades de 1 Gbps simétrico a um preço reduzido de 10 €, se a fibra da DIGI ainda não passa na tua rua, não podes simplesmente contratar o serviço. Ficas dependente das alternativas existentes na tua zona, que podem ou não oferecer a mesma tecnologia, ou condições.

A aposta da DIGI em FTTH é significativa porque esta tecnologia é vista como o futuro das redes fixas. Como referimos no artigo sobre a alternativa NOWO, esta traz velocidades de upload iguais às de download (simetria), latências mais baixas e uma maior estabilidade e capacidade face a tecnologias mais antigas, como as redes HFC (híbridas de fibra e cabo coaxial) que ainda servem muitas casas em Portugal.

Estar fora da cobertura FTTH da DIGI significa, por agora, não ter acesso a estas vantagens através da nova operadora. Devemos, no entanto, colocar este "problema" em perspetiva. Trata-se de uma limitação inerente à fase inicial de uma operação que implica a construção de infraestrutura própria. A DIGI está ativamente no terreno a expandir a sua rede. O que se espera é que este problema tenderá a diminuir com o tempo. Resta saber a que ritmo.

Aqui por casa já tenho DIGI desde o lançamento e podes ler como tem sido a minha experiência com o serviço.

Promoção do dia

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.